Turistas são resgatados após noite presos em teleférico sobre montanha na Europa

Do UOL, em São Paulo

  • Luca Bruno/AP

Trinta e três turistas, incluindo um menino de 10 anos, foram resgatados nesta sexta-feira (09), depois de passarem a noite presos nas cabines do teleférico sobre o Mont-Blanc - a montanha mais alta da Europa - devido a uma falha no equipamento.

O teleférico "Panorâmico Mont-Blanc" desliza no ar entre as geleiras do Vale Branco e permite atravessar o maciço da França à Itália. Ele é composto por cabines de quatro lugares cada.

Às 16h locais (11h, em Brasília), um problema nos cabos das cabines, que se cruzaram "por razões inexplicáveis", segundo o presidente da associação do Mont-Blanc, Mathieu Dechavanne, deixou 110 pessoas suspensas no teleférico. Elas dispunham de kits de sobrevivência compostos de cobertores, barrinhas de alimentos energéticos e água.

PHILIPPE DESMAZES/AFP
O incidente aconteceu em um trecho de 5 km entre a Aiguille du Midi (a 3.842 metros de altitude) e a Pointe Helbronner (3.462 metros), na encosta italiana do Mont-Blanc. Diante da impossibilidade de reparar o teleférico, as autoridades mobilizaram quatro helicópteros, franceses e italianos, para evacuar as pessoas presas.
 
Uma piora das condições meteorológicas, que já eram difíceis no início da operação, e o cair da noite forçaram a interrupção da operação, que foi retomada na manhã desta sexta-feira. Outras 77 pessoas que também permaneceram retidas no teleférico foram resgatadas durante a noite: 48 por helicóptero e 29, que estavam em cabines mais próximas do solo, de rapel por socorristas franceses e italianos.

Cinco funcionários das equipes de emergência, três franceses e dois italianos, conseguiram acesso a algumas cabines e passaram a noite com os passageiros. Um deles chegou ao local onde estava a criança. "A última hora foi interminável. Tive de fechar os olhos um bom tempo", disse um dos turistas resgatados à Rádio France Bleu, de Saboia.

Em dezembro de 2011, na localidade alpina francesa de Tignes, cerca de 40 turistas ficaram presos por sete horas em um teleférico a cerca de 40 metros da encosta. Em Chamonix, nos Alpes franceses, foi instalado um posto de controle para gerenciar as operações de resgate. (Com informações da AFP)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos