Topo

Obama deixa a Casa Branca com 60% de aprovação, aponta pesquisa

Índice de aprovação de Barack Obama é o maior desde junho de 2009 - Carolyn Kaster/ AP
Índice de aprovação de Barack Obama é o maior desde junho de 2009 Imagem: Carolyn Kaster/ AP

Do UOL, em São Paulo

18/01/2017 09h39

O presidente dos EUA Barack Obama deixa o poder nesta sexta-feira (20) com o maior índice de aprovação desde 2009. A mais recente pesquisa CNN/ORC aponta Obama com 60% de aprovação, sua melhor marca desde junho de seu primeiro ano de mandato.

Em comparação com outros presidentes, Obama está perto dos líderes mais populares. O democrata Bill Clinton deixou a Casa Branca com 66% de aprovação em janeiro de 2001 e o republicano Ronald Reagan tinha 64% em janeiro de 1989.

Ainda segundo a pesquisa, 65% dos entrevistados disseram que a presidência de Obama foi um sucesso, 49% disseram que o sucesso se deve aos esforços pessoais do presidente apesar das circunstâncias que estavam foram de seu controle.

Para 25% dos entrevistados, Obama é o maior presidente do país de todos os tempos. Em comparação, Reagan recebeu essa mesma descrição de 11% dos entrevistados, Clinton por 10% e 5% ou menos disseram o mesmo sobre George W. Bush.

O índice de aprovação varia quando se leva em conta o partido do entrevistado. Enquanto 54% dos democratas consideram Obama um dos maiores presidentes dos EUA, 54% dos republicanos o consideram um presidente fraco. A forma como Obama conduziu a presidência tem a aprovação de 95% dos democratas, mas apenas de 18% dos republicanos.

A pesquisa CNN/ORC foi realizada por telefone entre 12 e 15 de janeiro e entrevistou 1.000 pessoas adultas. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.