Topo

Manifestantes entram em confronto com a polícia durante a posse de Trump

Jose Luis Magana/AP
Imagem: Jose Luis Magana/AP

Do UOL, em São Paulo

20/01/2017 14h35

Grupos de manifestantes entraram em confronto com a polícia ao tentar bloquear os acessos aos pontos de acesso para a área em que o público acompanhará a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.

Manifestantes lançaram cones de sinalização contra os policiais, que avançavam com motocicletas contra os manifestantes, na tentativa de conter o avanço do grupo. Eles gritavam "F...-se Donald Trump" e "As ruas são nossas!". Foram derrubadas latas de lixo e há relatos de que uma das janelas de um McDonald's foi destruída. Policiais usaram spray de pimenta para dispersar o grupo.

Manifestantes na posse de Donald Trump - Jewel Samad/AFP - Jewel Samad/AFP
Imagem: Jewel Samad/AFP

Alguns grupos formaram correntes humanas para bloquear as entradas ao evento, incluindo a área prevista para o desfile do presidente após o juramento.

trump1 - Jewel Samad/AFP - Jewel Samad/AFP
20.jan.2017 - Manifestante segura cartaz no qual se lê "Nós todos somos imigrantes. Liberdade e Justiça para todos" durante protesto antes da posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, nesta sexta-feira (20), em Washington DC
Imagem: Jewel Samad/AFP

Há ainda manifestantes que protestaram de forma pacífica com dança, bandeiras com as cores do arco-íris e cartazes de "Não a Trump" em diversos pontos da Avenida Pensilvânia ou a esplanada do National Mall onde se pode acompanhar a posse.

trump3 - Peter Nicholls/Reuters - Peter Nicholls/Reuters
20.jan.2017 - Cartaz com a mensagem "Não ao racismo" é visto em frente à embaixada dos EUA em Londres, nesta sexta-feira (20), dia da posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump
Imagem: Peter Nicholls/Reuters