Topo

Casal é condenado a 19 anos de prisão nos EUA por racismo contra criança

Jose Ismael Torres e Kayla Rae Norton (à dir.) são julgados em tribunal nos EUA - Henry P. Taylor/Atlanta Journal-Constitution/AP
Jose Ismael Torres e Kayla Rae Norton (à dir.) são julgados em tribunal nos EUA Imagem: Henry P. Taylor/Atlanta Journal-Constitution/AP

Do UOL, em Brasília

28/02/2017 12h38

Um casal foi condenado a 19 anos de prisão, no total, no Estado da Geórgia (EUA) por ter invadido a festa de aniversário de um garoto negro de 8 anos num ato racista, classificado pelo juiz responsável pela condenação como um “crime de ódio”.

Em 2015, Kayla Rae Norton, 25, e Jose Ismael Torres, 26, faziam parte de um grupo de cerca de 15 pessoas que chegou ao local, onde era realizada uma festa ao ar livre, em carros com bandeiras dos Estados Confederados, considerada um símbolo racista, e gritando frases contra os participantes da festa de aniversário.

Torres chegou a apontar uma arma contra o grupo.

A bandeira confederada foi usada pelos Estados do sul daquele país durante a Guerra Civil nos Estados Unidos, quando os Estados Confederados buscaram a independência para impedir a abolição da escravatura.

Norton foi condenada a 13 anos de prisão, e Torres, a seis.

O casal tem três filhos. Ela se mostrou arrependida durante o julgamento. “A pior decisão que eu tomei na vida foi não ter me afastado quando tive a oportunidade”, disse, de acordo com o jornal britânico “Daily Mail”.

Um dos participantes da festa de 2015 disse, durante o julgamento, que perdoava o casal. “A vida é muito curta para ódio”, disse, segundo o jornal “Metro”.