Topo

Trump tem reprovação de 54% dos americanos, diz pesquisa da CNN

Alex Brandon/AP
Imagem: Alex Brandon/AP

Do UOL, em São Paulo

27/04/2017 11h35

Mais da metade dos norte-americanos desaprova o trabalho do presidente Donald Trump, segundo uma pesquisa da CNN, dias antes de o republicano completar 100 dias à frente da Casa Branca. De acordo com a pesquisa, realizada entre os dias 22 e 25 de abril, 54% das pessoas reprova o trabalho de Trump até aqui, contra 44% dos que aprovam; 2% não emitiram opinião.

A pesquisa ouviu 1.009 americanos adultos, por telefone, e tem margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais e para menos.

O índice é semelhante às duas pesquisas que a CNN fez até agora sobre o governo Trump: no início de março, a taxa de reprovação a Trump estava em 52%; no começo de fevereiro, em 53%.

Segundo a CNN, esse é o pior desempenho de um presidente em seus primeiros cem dias de gestão.

Sua principal rejeição está em relação ao seu trabalho na questão da saúde -que marcou uma derrota em sua gestão, quando Trump não conseguiu a aprovação de sua lei que substituiria o sistema implantado por Barack Obama, conhecido como Obamacara. Nesse tema, 61% dos americanos reprova Trump hoje.

Uma das principais bandeiras que o levou à eleição, a questão da imigração também é questionada pelos americanos: 57% das pessoas desaprovaram a atuação de Trump até agora. O presidente sofreu derrotas na Justiça quando tentou vetar a entrada de cidadãos de países muçulmanos e ainda não conseguiu reverter o resultado.

Sua melhor performance, segundo a pesquisa, diz respeito à segurança nacional do país: 50% dos americanos aprova a atuação de Trump nessa questão, contra 48% dos que reprovam. Nessa área, Trump chamou a atenção ao bombardear uma base aérea da Síria em retaliação a um ataque químico que teria sido realizado pelo regime de Bashar al-Assad, que matou dezenas de pessoas.

Índice de reprovação de Trump em pesquisa da Fox News é de 48%

A emissora Fox News também divulgou sua pesquisa com a taxa de aprovação de Trump. Nela, o presidente teve um desempenho melhor, mas ainda assim com uma taxa de reprovação maior: 48%, contra 45% que aprova o governo do republicano até agora; 7% não disseram não ter opinião.

Os resultados também mostram que 50% dos americanos consideram que Trump está fracassando ao tentar "trazer mudança real a Washington", que foi um dos motes de sua campanha; 43% acham que ele está conseguindo cumprir a meta.

A Fox News perguntou para os eleitores de Trump em 2016 como eles votariam se um novo pleito presidencial fosse realizado hoje: 49% afirmou que "definitivamente o reelegeria", 32% disse que "provavelmente o reelegeria", 12% se declarou indeciso e 7% respondeu que votaria em outro candidato.

A pesquisa da Fox News ouviu 1.009 eleitores entre 23 e 25 de abril e tem margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais e para menos.