EUA soltam alerta de grande terremoto de 1925 como se estivesse ocorrendo agora
Um alerta de um grande terremoto na costa da Califórnia, nos EUA, foi disparado nesta quarta-feira (21) na internet pelo sistema geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês). No entanto, se tratava de um erro.
Sismólogos disseram que o alerta de um tremor de magnitude 6.8 no Oceano Pacífico a cerca de 16 km da costa de Santa Barbara foi gerado automaticamente. No entanto, era um falso alarme baseado em um terremoto que ocorreu na mesma área há um século.
"O terremoto aconteceu, mas aconteceu em 1925", disse Rafael Abreu um geofísico da USGS.
O alerta causou agitação no Twitter, onde dezenas de tuítes automáticos foram gerados e causaram preocupação entre os internautas sobre a situação da população na Califórnia.
No entanto, não houve nenhum tuíte ou post sobre alguém que tenha sentido o tremor, o que geralmente ocorre antes dos alertas oficiais e em grande número. Um tremor dessa magnitude pode afetar milhões.
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia estavam usando novas informações para mudar o epicentro do terremoto de 1925 no Canal de Santa Barbara, que destruiu vários edifícios e matou 13 pessoas.
Em algum momento desse processo, o alerta automático foi disparado para várias contas de e-mail.
O falso terremoto não apareceu no site da USGS.
Segundo comunicado da USGS, a pesquisa foi "mal interpretada pelo software como um evento atual. Nós estamos trabalhando para solucionar o caso".
Falsos alarmes são comuns, mas alertas de terremotos dessa magnitude e em áreas tão povoadas são raros.
Apesar do alerta ter sido disparado, como se fosse um acontecimento em tempo real, ele trazia um detalhe que parece ter passado despercebido por alguns internautas. Ele dizia que o "terremoto aconteceu em 29 de junho de 2025".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.