Como é o 'Castelo do Harry Potter' da Ucrânia, destruído após ataque russo
Um ataque russo no sul da Ucrânia destruiu um edifício conhecido como "castelo de Harry Potter". Pelo menos cinco pessoas morreram e outras 32 ficaram feridas.
Como é o 'castelo do Harry Potter'
Popularmente chamado pelos habitantes locais de "castelo do Harry Potter", o edifício fica na cidade ucraniana portuária de Odessa, localizada às margens do Mar Negro. O prédio de estilo gótico teria ganhado esse apelido por ser parecido com o castelo de Hogwarts retratado nos filmes.
Local não é ponto turístico. Apesar de popular, o marco, na verdade, é uma instituição educacional privada de direito.
Casa de ex-deputado. Além de ser a faculdade de Direito de Odessa, o prédio também é a residência do ex-deputado Serhiy Kivalov, segundo a BBC. O próprio seria o responsável por dirigir a instituição de ensino.
Um dos edifícios mais conhecidos da cidade, o "castelo do Harry Potter" está "atolado em acusações de corrupção", segundo o jornal britânico The Telegraph.
O que aconteceu
Cidade foi alvo da Rússia. Um ataque russo contra o porto de Odessa, no sul da Ucrânia, destruiu o edifício conhecido localmente como "castelo do Harry Potter". Imagens da Reuters Television mostraram o teto do edifício ornamentado praticamente destruído após o ataque.
Ataque com mísseis matou pelo menos cinco pessoas e deixou 32 feridos. O ataque também atingiu pessoas que caminhavam num parque próximo ao prédio, diz a mídia ucraniana. Um cachorro foi morto por estilhaços.
O porta-voz da Marinha ucraniana, Dmytro Pletenchuk, disse que o ataque foi conduzido por um míssil balístico Iskander-M com uma ogiva de fragmentação, o que explicaria o número elevado de vítimas.
Monstros. Bestas. Selvagens. Escória. Não sei mais o que dizer. As pessoas estão fazendo uma caminhada à beira-mar e eles estão atirando e matando.
Prefeito de Odessa, Hennadii Trukhanov, em vídeo postado no Telegram
Deixe seu comentário