Professora é demitida por dizer que jovem morto após prisão na Coreia do Norte "teve o que mereceu"
Uma professora foi demitida da Universidade de Delaware, nos EUA, após escrever em um post no Facebook que o jovem americano que morreu após ficar preso na Coreia do Norte "teve exatamente o que mereceu".
Segundo Kathy Dettwyler, o estudante Otto Warmbier agiu de uma maneira típica de "muitos homens jovens, brancos, ricos e sem noção".
Warmier estava para partir da Coreia do Norte quando foi preso no aeroporto sob a alegação de que tinha roubado um pôster de propaganda do hotel. Ele foi condenado a uma pena de 15 anos de trabalhos forçados.
Otto Warmbier, 22, foi libertado há cerca de dez dias em coma e levado de volta para os EUA, onde morreu dias depois. A causa da morte não é sabida.
Em seu post no Facebook, Dettwyler, professora de antropologia, escreveu: "Esses são os mesmos meninos que choram por causa das notas porque não pensavam que realmente tinham de ler e estudar o material para tirar uma nota boa".
"A culpa no fim das contas é de seus pais, por deixarem que ele crescesse pensando que poderia fazer qualquer coisa e se livrar", acrescentou. "Talvez nos EUA, onde homens jovens, brancos, ricos e sem noção rotineiramente se livram da acusação de estuprar mulheres. Mas não na Coreia do Norte. E claro, são os pais de Otto que vão pagar o preço pelo resto da vida."
A universidade anunciou que Dettwyler não mais lecionaria na instituição, dizendo que suas declarações eram "dolorosas e inconsistentes com nossos valores".
"Nós condenamos toda e qualquer mensagem que apoie o ódio e demonstre insensibilidade como um incidente trágico como o que o Otto Warmbier e sua família sofreram", disse ainda a nota.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.