Topo

O que se sabe até agora sobre o atentado em Barcelona?

Do UOL, em São Paulo

17/08/2017 19h36Atualizada em 17/08/2017 21h14

Um furgão branco atropelou dezenas de pessoas em um importante ponto turístico de Barcelona na tarde desta quinta (17). O ataque nas Ramblas deixou mortos e feridos. 

O Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado, que é o pior ataque terrorista à Espanha desde o atentado de Madri, em 2004.

Local do atentado em Barcelona - Arte/UOL - Arte/UOL
Local do atentado em Barcelona
Imagem: Arte/UOL

O que aconteceu?

Um furgão branco invadiu o calçadão das Ramblas, no centro de Barcelona, por volta das 17h (horário local) atropelando dezenas de pedestres que aproveitavam um dia de sol no verão europeu. A área é um importante ponto turístico da cidade catalã.

O veículo percorreu cerca de 500 metros, partindo da Praça Catalunha em direção ao fim do calçadão, na estátua de Cristóvão Colombo. A rota é trajeto comum de moradores e visitantes da cidade. Testemunhas afirmam que a van seguiu ziguezagueando em alta velocidade.

O ataque teve as mesmas características de outros atentados recentes em cidades da Europa: Nice, Berlim e Estocolmo. 

Quantas pessoas foram atingidas?

Até o momento, as autoridades espanholas confirmaram 13 mortos e mais de cem pessoas feridas. 

Os feridos foram enviados a diversos hospitais da cidade. No balanço do início da noite de quinta, ao menos 15 pessoas estavam em estado grave.

Desespero Barcelona - Giannis Papanikos/AP - Giannis Papanikos/AP
Imagem: Giannis Papanikos/AP

E o motorista?

Após parar a van perto de um teatro, pedestres relataram que o motorista saiu correndo pelas ruas do centro da cidade. Os policiais ainda não o encontraram e nem sabem sua identidade. Autoridades confirmam ainda que ele não fez nenhuma manifestação ou deu nenhum grito ao descer do veículo, e ele não estaria armado.

Quem são os responsáveis pelo atentado?

Horas após o ataque, o Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado em Barcelona. 

A polícia espanhola deteve dois suspeitos de participar do ataque. Um deles seria espanhol e o outro marroquino. 

Autoridades disseram ainda que suspeita da ligação de uma explosão ocorrida na madrugada. A explosão ocorreu em uma casa da cidade de Alcanar, 200 km ao sul de Barcelona, deixando um morto, que supostamente "preparava um artefato explosivo".

O que contam as testemunhas?

Quem estava na área central de Barcelona conta que houve muita correria e desespero. Os pedestres tentaram se refugiar em comércios e restaurantes da região, sem saber o que estava acontecendo. 

A polícia isolou uma área de 200 metros, e fechou estações de metrô da região. As pessoas eram orientadas a seguirem para suas casas. 

Houve um segundo ataque?

A polícia diz que dois policiais foram atropelados por um veículo em um posto de controle policial. O veículo foi posterioremente encontrado e o motorista foi morto, mas autoridades dizem que não há evidências de que o incidente tenha ligação com o atentado nas Ramblas.

Quem são as vítimas?

O atentado fez vítimas de pelo menos 18 nacionalidades diferentes entre mortos e feridos. As autoridades afirmaram que há entre as vítimas, sem distinguir os mortos dos feridos, cidadãos de Alemanha, Argentina, Austrália, Argélia, China, Bélgica, Cuba, França, Espanha, Holanda, Hungria, Peru, Romênia, Irlanda, Grécia, Macedônia, Itália e Venezuela.

Repórter do UOL relata tensão em praça de Barcelona logo após atentado

UOL Notícias