Trump liga para secretário horas após demiti-lo via Twitter

Do UOL, em São Paulo

  • JIM WATSON/AFP

O presidente Donald Trump ligou para o agora ex-secretário de Estado, Rex Tillerson, horas após o ter demitido via Twitter. Falando da Força Aérea 1 enquanto voava para a Califórnia, Trump teria conversado com o secretário sobre a transição do posto. 

A informação foi dada pelo próprio Tillerson durante um pronunciamento oficial feito no Departamento de Estado nesta tarde, no qual não respondeu a perguntas da imprensa.

No pronunciamento, Tillerson defendeu seu trabalho à frente da secretária de Estado, chamando atenção para a ação de "pressão máxima sobre a Coreia do Norte", o "progresso no Afeganistão" e a "campanha contra o Estado Islâmico, na Síria". 

Ele também explicou que oficialmente ficará no cargo até o dia 31 de março, no entanto, a partir desta terça (13), delegará todas as suas responsabilidades para o interino John Sullivan.

A partir de abril, o atual diretor da CIA, Mike Pompeo, assume o posto de secretário de Estado. Até lá, seu nome precisa ser aprovado por uma comissão do Senado. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos