Topo

Trump e Kim-Jong-un se encontrarão novamente em fevereiro

18.jan.2019 - Kim Yong-chol, braço direito do líder da Coréia do Norte, Kim Jong-un, e um dos principais negociadores do país com os Estados Unidos - Joshua Roberts/Reuters
18.jan.2019 - Kim Yong-chol, braço direito do líder da Coréia do Norte, Kim Jong-un, e um dos principais negociadores do país com os Estados Unidos Imagem: Joshua Roberts/Reuters

Do UOL, em São Paulo*

18/01/2019 15h52

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, vão se encontrar novamente no final de fevereiro, afirma a Casa Branca.

O anúncio foi feito após a reunião de Donald Trump com um dos principais negociadores da Coreia do Norte, Kim Yong-chol, chefe de inteligência do país.

"O presidente almeja se encontrar com o presidente Kim em um local a ser anunciado em outra ocasião", afirmou a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

Estima-se que o próximo encontro possa acontecer no Vietnã.

Kim Yong-chol se reuniu por 90 minutos com Trump na Casa Branca para tratar das "relações entre os dois países e do avanço para a desnuclearização total e completamente verificada da Coreia do Norte", declarou Sanders.

A questão das armas nucleares pouco avançou após a reunião dos dois líderes em Singapura, em junho do ano passado. Trump já havia manifestado desejo de se encontrar com o líder norte-coreano novamente.

Apesar da cúpula de Singapura ter representado um momento histórico para a relação entre os dois países, os compromissos norte-coreanos mostraram-se muito distantes da demanda de "desnuclearização definitiva e totalmente comprovada" feita pelos Estados Unidos.

Pyongyang, por sua vez, condicionou seu compromisso de desarticular seus armamentos à "retirada total das ameaças nucleares dos Estados Unidos", situação dificultada pelos acordos de defesa entre os EUA e a Coreia do Sul.

Quem é Kim Yong-chol?

Kim Yong-chol é considerado o braço direito de Kim Jong-un e é o primeiro funcionário norte-coreano de alto escalão em quase duas décadas a passar a noite na capital americana.

Chol é uma figura controversa acusado de planejar ataques a navios de guerra da Coreia do Sul durante o período que foi chefe de inteligência militar em seu país, em 2010.

O departamento de Estado dos Estados Unidos, responsável pelas agendas do primeiro escalão, não quis confirmar a visita de Kim Yong-chol até o último momento. Em novembro, ele havia cancelado uma visita prevista à Casa Branca.

*Com informações da AFP