Topo

Bolsonaro oficializa representante de Guaidó como embaixadora venezuelana

María Teresa Belandria, representante de Guaidó, entrega suas credenciais a Bolsonaro - Reprodução/Twitter/@EmbajadaVE_BR
María Teresa Belandria, representante de Guaidó, entrega suas credenciais a Bolsonaro Imagem: Reprodução/Twitter/@EmbajadaVE_BR

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

04/06/2019 10h49Atualizada em 04/06/2019 13h53

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) oficializou hoje a representante do autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó, como a embaixadora venezuelana no Brasil. A diplomata María Teresa Belandria Expósito foi a primeira a ser recebida por mandatário brasileiro no Palácio do Planalto em cerimônia de entrega de cartas credenciais ao presidente.

Segundo reportagem da semana passada do jornal "Folha de S.Paulo", militares aconselharam Bolsonaro a não receber Belandria. O nome dela teria, inclusive, sido retirado da lista de embaixadores. Mas Belandria apareceu na relação final divulgada minutos antes do evento.

As cartas credenciais são um documento entregue pelos diplomatas estrangeiros que comprovam que foram instituídos pelo mandatário de seu respectivo país para atuar no Brasil como embaixadores.

O encontro com Bolsonaro aconteceu em um dos salões do Planalto e durou cerca de dez minutos. Bolsonaro conversou de forma animada com Belandria. Na saída, esta não quis falar com a imprensa.

Ao lado de Bolsonaro estavam presentes o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, o secretário-geral da pasta, Otávio Brandelli, e o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Filipe Martins.

O Brasil não contava com um embaixador da Venezuela desde maio de 2016, quando da abertura do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

A indefinição se deveu à escalada da crise política e econômica venezuelana na ditadura de Nicolás Maduro e às divergências deste com o ex-presidente Michel Temer (MDB) e, depois, com Bolsonaro.

A gestão de Temer criticava duramente a permanência de Maduro no poder. Em janeiro deste ano, já sob ordens de Bolsonaro, o Brasil reconheceu Guaidó, líder oposicionista ao ditador e presidente da Assembleia Constituinte da Venezuela, como o presidente legítimo do país vizinho.

Ao menos 50 países, incluindo os Estados Unidos, reconhecem Guaidó.

Antes de ser oficializada hoje, Belandria já atuava como representante de Guaidó no Brasil, mas não tinha direitos plenos para ser a diplomata responsável pela Venezuela perante o governo brasileiro.

Belandria não foi a única a ser recebida hoje pelo presidente. Bolsonaro recebeu outros sete novos embaixadores.

Junto ao novo embaixador do Paraguai, Bernardino Hugo Saguier Caballero, Bolsonaro brincou que o país será o vice-campeão da Copa América, torneio de futebol que começa em 14 de junho.

Veja a lista completa dos embaixadores recebidos por Bolsonaro:

  • María Teresa Belandria Expósito, Venezuela;
  • Ignácio Piña Rojas, Estados Unidos Mexicanos;
  • Dario Alonso Montoya Mejía, República da Colômbia;
  • Bernardino Hugo Saguier Caballero, República do Paraguai;
  • Ali Abdullah Bahitham, Reino da Arábia Saudita;
  • Javier Raúl Martin Yépez Verdeguer, República do Peru;
  • Kabinet Konde, República da Guiné;
  • Edi Yusup, República da Indonésia.