Topo

Estudo: Guerra nuclear entre Índia e Paquistão mataria 125 mi de pessoas

Paquistaneses da Caxemira gritam slogans anti-Índia durante uma manifestação em Islamabad - Aamir Qureshi/AFP
Paquistaneses da Caxemira gritam slogans anti-Índia durante uma manifestação em Islamabad Imagem: Aamir Qureshi/AFP

Do UOL, em São Paulo

02/10/2019 21h38

Cerca de 125 milhões de pessoas morreriam se Índia e Paquistão travassem uma guerra nuclear, aponta estudo publicado pela revista científica Science Advances, nesta quarta-feira (2).

Esse número seria maior do que a quantidade de vítimas registradas durante os seis anos da Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945).

"Esta é uma guerra que não teria precedentes na experiência humana", disse Brian Toon, um dos autores do estudo, cientista atmosférico da Universidade do Colorado.

Usando simulações em computador, os cientistas avaliaram que uma guerra entre Índia e Paquistão poderia ocorrer em 2025. Os dois países, que travam disputas pelo território da Caxemira, poderiam ter de 400 a 500 armas nucleares. Cada arma detonada mataria até 700 mil pessoas, segundo o estudo.

Ainda de acordo com o estudo, os incêndios provocados pelas explosões poderiam gerar até 6 milhões de toneladas de fuligem (carbono preto). Isso bloquearia a luz solar, resfriando a superfície global em até 9 graus.

"Essa guerra ameaçaria não apenas os locais onde as bombas poderiam ser alvejadas, mas o mundo inteiro", afirmou Alan Robock, coautor do estudo, professor de ciências ambientais da Rutgers University.