Topo

Violência contra políticos "é preço a se pagar" por Brexit, dizem eleitores

Em pesquisa, eleitores disseram que violência contra membros do Parlamento é o "preço a se pagar" pelo Brexit - Getty Images
Em pesquisa, eleitores disseram que violência contra membros do Parlamento é o "preço a se pagar" pelo Brexit Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/10/2019 16h52

A maioria dos eleitores na Inglaterra, País de Gales e Escócia acreditam que a violência contra membros do Parlamento é o "preço a se pagar" pelo Brexit, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Cardiff e da Universidade de Edimburgo.

A pesquisa perguntou aos entrevistados o que eles estariam preparados a ver acontecer para o Reino Unido sair ou permanecer na União Europeia: 71% dos ingleses ouvidos, 60% dos escoceses e 70% dos galeses citaram a violência contra os parlamentares.

A maioria dos eleitores restantes afirmou que o potencial de violência valeria a pena se isso significasse que o Reino Unido permanecesse na União Europeia.

Em 2016, a deputada trabalhista e europeísta Jo Cox foi morta por Thomas Mair, um britânico radical de direita, em plena campanha do referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia. O assassino condenado atirou contra ela e a esfaqueou aos gritos de "Grã-Bretanha, primeiro!", em um ato de "brutalidade e covardia gratuita", segundo a justiça.