Topo

Esse conteúdo é antigo

Alarme de sequestro é acionado por piloto de avião em aeroporto de Amsterdã

O Aeroporto de Schiphol, na Holanda, é o terceiro mais movimentado de toda a Europa - Reuters
O Aeroporto de Schiphol, na Holanda, é o terceiro mais movimentado de toda a Europa Imagem: Reuters

Do UOL

06/11/2019 16h35

A polícia real holandesa está investigando uma "situação suspeita" no Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, de acordo com o canal de notícias CNN. A principal hipótese é que a aeronave tenha sido sequestrada, ainda na pista.

Pelo menos 27 pessoas, entre passageiros e tripulantes, já estavam a bordo quando o alarme de sequestro foi acionado pelo piloto, segundo a emissora holandesa NOS, por volta das 19h30 no horário local (15h30 no horário de Brasília).

Em publicação no Twitter, o Aeroporto disse que passageiros e funcionários que estavam foram retirados do avião e estão em segurança.

Segundo o canal local, o piloto do voo da Air Europa, que saía de Amsterdã e seguia para Madri, acionou o alarme durante o processo de embarque de passageiros, mas o suposto crime ainda não foi confirmado pelas autoridades locais.

A afiliada da CNN, RTL Netherlands, informou que um serviço completo de emergência foi chamado ao local, incluindo policiais fortemente armados, ambulância e um helicóptero médico.

A Air Europa, companhia aérea responsável pelo voo, disse no Twitter que a confusão foi um "alarme falso" e que o botão de sequestro foi acionado por engano — a polícia real holandesa, no entanto, ainda não confirmou a informação e continua investigando o caso.

"No vôo Amsterdã-Madri desta noite, um aviso que aciona protocolos de sequestro foi ativado por engano no aeroporto", escreveu a companhia. "Nada aconteceu, todos os passageiros estão sãos e salvos esperando para voar em breve. Lamentamos profundamente".

Schiphol é o terceiro aeroporto mais movimentado da Europa, depois de Heathrow, em Londres, e de Charles de Gaulle, em Paris.

O site de notícias holandês NU disse que menos de 30 minutos depois do alarme no aeroporto, a Estação Central de Utrecht, a estação ferroviária mais movimentada do país, recebeu ordens de evacuação. depois que alguém pressionou o alarme de incêndio. O alerta foi cancelado minutos depois e autoridades confirmaram que as duas situações não tinham ligação.