Rei da eSwatini gasta R$ 70 milhões em 139 carros de luxo para esposas
Resumo da notícia
- Mswati III, da antiga Suazilândia, comprou pelo menos 139 carros para suas esposas
- Entre modelos de Rolls Royce e BMW, rei gastou cerca de R$ 70 milhões
- Gastos da família real provocaram a fúria de movimentos opositores
- Monarca não se manifestou a respeito da compra de carros de luxo
O rei Mswati III, de eSwatini (antiga Suazilândia), criou grande polêmica em seu país ao determinar a compra de pelo menos 139 carros de luxo para suas 14 esposas. A informação foi divulgada na última semana pelo jornal Times, da África do Sul.
Os 19 Rolls Royce e as pelo menos 120 BMW custaram cerca o equivalente a R$ 70 milhões e foram enviados ao país no começo de novembro. Segundo o jornal inglês Daily Mail, testemunhas avistaram modelos BMW X3 e BMW Série 5 pelas ruas da capital legislativa do país, Lobamba, onde mora a corte.
O Movimento Democrático Popular Unido (Pudemo) reagiu com críticas ao monarca, especialmente aos baixos salários pagos a servidores públicos e aos gastos excessivos da realeza local.
"Os funcionários do setor público não recebem aumentos de salários há três anos, e o sistema de saúde está totalmente colapsado", disse Wandile Dludlu, secretário-geral do Pudemo, em comunicado oficial.
"Ele basicamente está mostrando um dedo do meio e provando a todos que ele tem uma lei própria", completa.
A família real de eSwatini não se manifestou a respeito do caso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.