Onda de calor extremo coloca regiões da Austrália em estado de emergência
Resumo da notícia
- Primeira-ministra de Nova Gales do Sul está preocupada com "imprevisibilidade do clima"
- É a segunda vez em um mês que a região entra em estado de emergência por conta do calor
- Situação pode atrapalhar viagens durante os feriados de Natal e Ano Novo
A primeira-ministra de Nova Gales do Sul, na Austrália, anunciou hoje que a região está em estado de emergência pelos próximos sete dias. Gladys Berejiklian disse estar preocupada com a "imprevisibilidade do clima" e tomou a decisão após ser aconselhada pelo chefe do Corpo de Bombeiros local, Shane Fitzsimmons.
É a segunda vez em um mês que Nova Gales do Sul, onde está localizada Sydney, entra em estado de emergência por conta do calor extremo.
Em entrevista coletiva, segundo o The Guardian, Berejiklian também admitiu que a situação pode atrapalhar viagens durante os feriados de Natal e Ano Novo. "Queremos que todos estejam com suas famílias, se divirtam e fiquem em segurança, mas, por favor, entendam que o estado de emergência pode levar a bloqueios [de ruas] extras", explicou.
A primeira-ministra ainda afirmou que sua maior preocupação é a imprevisibilidade do tempo na região, que promete "ventos fortes e temperaturas extremamente quentes". "Não tomamos esse tipo de iniciativa à toa. Só quando as condições são tão graves que queremos que todos fiquem atentos."
Também presente na coletiva, Fitzsimmons explicou que as condições climáticas continuarão "perigosas" nos próximos dias e que a previsão indica que sábado "será ainda pior". "Os maiores riscos de incêndio que esperamos hoje [sexta-feira, 19, pelo fuso local] se concentram na Grande Sydney e ao sul de Nova Gales do Sul", disse.
Atualmente, três incêndios florestais preocupam os bombeiros: Currowan, próximo à cidade de Batemans Bay; Gospers Mountain, que se estende pela costa central até Lightgow; e Ruined Castle, que vai de Picton, passa por Blue Mountains e chega ao oeste de Nova Gales do Sul.
Principais pontos do estado de emergência
Com o estado de emergência, ainda de acordo com o Guardian, o governo de Nova Gales do Sul pode transferir poderes ao Corpo de Bombeiros local. Esses poderes incluem:
- Determinar como ou se as agências do governo devem cumprir suas funções;
- Controlar e coordenar a distribuição de recursos do governo;
- Bloquear estradas;
- Ordenar a suspensão de serviços essenciais, como distribuição de eletricidade, gás e água;
- Entrar ou tomar posse de propriedade privada em caso de emergência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.