Itália fecha lojas, bares e restaurantes para conter coronavírus
Atendendo a um pedido da região da Lombardia, o governo da Itália agora trata a península inteira como zona vermelha para conter a disseminação do novo coronavírus. Com isso, todas as lojas, bares e restaurantes devem permanecer fechados, segundo divulgado pelo jornal "Corriere della Sera".
"A saúde dos italianos vem em primeiro lugar. Pedimos a suspensão de todas as atividades comerciais, exceto as relacionadas a bens de primeira necessidade e farmácias. Fechemos bares, restaurantes, hotéis, pubs, cabeleireiros. Indústrias e fábricas só vão continuar a operar se tiverem condições de proteger os trabalhadores", anunciou o primeiro-ministro Giuseppe Conte.
Serviços de transporte, bancários, postais e de segurança funcionam normalmente, acrescentou Conte. "A principal regra se mantém: devemos limitar os deslocamentos a motivos de necessidade ou para ir ao mercado", reforçou.
Ao final, o premiê deixou uma mensagem de otimismo e pediu a colaboração de todos os italianos. "O país precisa da responsabilidade de cada um de nós. Somos parte de uma mesma comunidade. Todos se beneficiam dos próprios sacrifícios e dos sacrifícios dos demais. Ficamos distantes hoje para nos abraçarmos depois. Juntos vamos conseguir", concluiu.
Até o momento, 827 pessoas morreram e mais de 12 mil casos foram confirmados no país, que tem hoje a situação mais crítica da Europa.
O que fecha
Todas as atividades comerciais, exceto supermercados e farmácias; mercados de rua, bares, pubs, restaurantes e refeitórios que não possam garantir a distância mínima de um metro entre as pessoas; fábricas cuja produção não seja essencial para a sociedade.
O governo ainda incentiva a implementação de turnos de trabalho diferenciados e autorização para férias antecipadas, se aplicável.
O que fica aberto
Supermercados e quaisquer estabelecimentos que vendam comida ou bens de primeira necessidade, farmácias, bancas de jornal e tabacarias. Entregas a domicílio também estão permitidas. Apenas restaurantes de aeroportos, estações de trem, estradas e hotéis devem continuar abertos.
Serviços bancários, financeiros, postais, de transporte público (ainda que com horário limitado) e de segurança funcionam normalmente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.