Estudante faz máscara especial para pessoas surdas nos EUA
Em meio à pandemia do novo coronavírus e ao crescente uso de máscaras cirúrgicas ao redor do mundo como forma de conter o contágio, uma estudante universitária dos Estados Unidos desenvolveu um modelo de máscara para ajudar na comunicação de pessoas surdas ou com outros problemas auditivos.
Asheley Lawrence, com a ajuda da mãe, costurou um modelo de máscara com uma transparência no centro. O item é feito de restos de lençóis, tecido plástico e elásticos. Desta forma, é possível que uma pessoa que está utilizando o modelo possa ter os lábios lidos pelo interlocutor.
"Minha mãe gosta muito de costurar (...). Então eu cheguei para ela um dia e disse: 'E se fizéssemos uma máscara?'", contou Ashley em entrevista à afiliada da rede de TV norte-americana CBS no condado de Woodford, no estado do Kentucky.
Segundo a estudante, a máscara é dedicada a "pessoas que são profundamente surdas e que usam ASL (Linguagem Americana de Sinais) como seu principal meio de comunicação".
"A ASL é muito focada em expressões faciais, e isso é parte da gramática", lembrou. "Então, mesmo se você não está conversando fisicamente, usando apenas a ASL, então você precisa desse tipo de acesso."
A jovem dedica seu tempo nos estudos a pesquisar a educação para pessoas com deficiências auditivas, e explicou que iniciativa é parte de uma paixão pessoal.
"Senti que era muito importante. Mesmo em um momento como o atual, as pessoas precisam ter essa comunicação", disse Ashley, que recebeu encomendas de seis estados em menos de dois dias fabricando as máscaras.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.