Topo

Esse conteúdo é antigo

Estudante faz máscara especial para pessoas surdas nos EUA

Modelo tem plástico transparente no centro para possibilitar leitura labial e interpretação de expressões faciais - CBS/Reprodução
Modelo tem plástico transparente no centro para possibilitar leitura labial e interpretação de expressões faciais Imagem: CBS/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/04/2020 15h38

Em meio à pandemia do novo coronavírus e ao crescente uso de máscaras cirúrgicas ao redor do mundo como forma de conter o contágio, uma estudante universitária dos Estados Unidos desenvolveu um modelo de máscara para ajudar na comunicação de pessoas surdas ou com outros problemas auditivos.

Asheley Lawrence, com a ajuda da mãe, costurou um modelo de máscara com uma transparência no centro. O item é feito de restos de lençóis, tecido plástico e elásticos. Desta forma, é possível que uma pessoa que está utilizando o modelo possa ter os lábios lidos pelo interlocutor.

"Minha mãe gosta muito de costurar (...). Então eu cheguei para ela um dia e disse: 'E se fizéssemos uma máscara?'", contou Ashley em entrevista à afiliada da rede de TV norte-americana CBS no condado de Woodford, no estado do Kentucky.

Segundo a estudante, a máscara é dedicada a "pessoas que são profundamente surdas e que usam ASL (Linguagem Americana de Sinais) como seu principal meio de comunicação".

"A ASL é muito focada em expressões faciais, e isso é parte da gramática", lembrou. "Então, mesmo se você não está conversando fisicamente, usando apenas a ASL, então você precisa desse tipo de acesso."

A jovem dedica seu tempo nos estudos a pesquisar a educação para pessoas com deficiências auditivas, e explicou que iniciativa é parte de uma paixão pessoal.

"Senti que era muito importante. Mesmo em um momento como o atual, as pessoas precisam ter essa comunicação", disse Ashley, que recebeu encomendas de seis estados em menos de dois dias fabricando as máscaras.