Topo

Malásia: Homem 'vira' fantasma para convencer vizinhança a ficar em casa

Muhammad Urabil Alias, 38 anos, se veste de fantasma para fazer vizinhos respeitarem isolamento social durante pandemia de coronavírus. Na Malásia, crenças em seres sobrenaturais é comum - Mohd Rasfan/AFP
Muhammad Urabil Alias, 38 anos, se veste de fantasma para fazer vizinhos respeitarem isolamento social durante pandemia de coronavírus. Na Malásia, crenças em seres sobrenaturais é comum Imagem: Mohd Rasfan/AFP

Do UOL, em São Paulo

17/04/2020 17h40

Uma figura de túnica branca, peruca colorida e máscara tapando o rosto, semelhante a um fantasma, realiza passeios noturnos no vilarejo de Kenaman, na Malásia, para passar um susto na vizinhança. Não se trata de uma brincadeira, mas sim um alerta em meio à pandemia do coronavírus.

Diante de relatos de moradores da área desrespeitando o isolamento social, Muhamad Urabil Alias, 38 anos, decidiu apelar para a figura do "espectro". Vestido de fantasma, ele percorre as ruas para deixar as pessoas com medo de sair de casa e, assim, cumprir a quarentena.

"Acompanhava as notícias e, como percebia cada vez mais gente morrendo, decidi provocar o medo nas pessoas", declarou ele em entrevista à AFP.

O país registra 5.251 casos confirmados de covid-19 e 86 mortes pela doença, segundo levantamento feito pela Universidade Johns Hopkins, centro de referência sobre o assunto em todo o mundo.

Muhamad explicou que, no país, as pessoas apresentam crenças em seres e situações sobrenaturais. Ainda, disse que muitos habitantes da área onde vive, uma zona rural, "correm como loucos" quando o avistam vestido de fantasma.