Topo

Esse conteúdo é antigo

Reino Unido enfrenta escassez 'crítica' de aventais, alerta organização

16.abr.2020 - De avental de plástico, enfermeira atende paciente em hospital de Altrincham, no Reino Unido - Christopher Furlong/Getty Images
16.abr.2020 - De avental de plástico, enfermeira atende paciente em hospital de Altrincham, no Reino Unido Imagem: Christopher Furlong/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/04/2020 15h29Atualizada em 17/04/2020 18h22

Há uma escassez "crítica" de aventais clínicos no Reino Unido e alguns hospitais correm o risco de ficar sem o equipamento de proteção já neste fim de semana. O alerta, segundo a CNN, foi feito por uma organização que representa hospitais do National Health Service (NHS, o SUS britânico) e de outros serviços estaduais de saúde.

Em comunicado divulgado hoje, a vice-presidente do NHS Providers, Saffron Cordery, informou que os hospitais do NHS procuraram por "entregas [de aventais] de emergência de outros países", mas encontraram uma escassez global de equipamentos de proteção individual (EPIs).

"Os chefes de Estado nos dizem que uma das razões pelas quais eles não conseguiram apoio de emergência dos países vizinhos é que muitos desses países já adotaram uma abordagem semelhante devido à escassez internacional de aventais", explicou Cordery.

Enfermeira britânica - Dan Kitwood/Getty Images - Dan Kitwood/Getty Images
Imagem: Dan Kitwood/Getty Images

O governo do Reino Unido aconselhou que alguns EPIs podem ter que ser reutilizados devido à escassez "aguda" no Serviço Nacional de Saúde.

"O Executivo de Saúde e Segurança revisou as opções descritas neste documento. Onde há escassez aguda de EPI e onde é seguro fazê-lo, aprova a sessão e reutilização dos EPI", disse hoje o sistema público de saúde.

O equipamento de proteção é fundamental para o contato com pacientes infectados pelo novo coronavírus. Só nas últimas horas o Reino Unido registrou mais 847 mortes pela covid-19 em hospitais, sem considerar os óbitos em casas de repouso para idosos.

Ainda de acordo com a CNN, o secretário de Negócios do Reino Unido, Alok Sharma, disse que o governo está ciente do "problema global de fornecimento", acrescentando que "todo mundo está tentando ter acesso" ao EPI.

"Entendo que as pessoas vão ficar preocupadas se houver escassez", afirmou Sharma em entrevista coletiva. "Estou ciente dos problemas de fornecimento que estão sendo questionados. Precisamos estar no topo [do enfrentamento da crise], e é por isso que trabalhamos noite e dia em para garantir mais EPI", completou.