Recém-casados cancelam festa no Sri Lanka para ajudar vizinhos pobres
Assim como muitos casais no mundo todo, Darshana Kumara Wijenarayana e sua noiva, Pawani Rasanga, do Sri Lanka, passaram meses planejando um grande casamento. E tudo estava indo conforme o esperado, até surgir o novo coronavírus.
"Naquela época, tínhamos feito todos os arranjos. Roupas, anéis e bolos foram encomendados. O salão da recepção estava reservado. Tínhamos planejado convidar 250 pessoas", disse Darshana à Associated Press por telefone de sua casa em Malimbada, uma pequena cidade cerca de 160 quilômetros ao sul da capital Colombo.
Sem poder festejar com os mais próximos, o casal decidiu celebrar seu amor alimentando os pobres.
O país onde moram não estava preocupado com a pandemia até a primeira semana de março, quando seu primeiro cidadão infectado, um guia de turismo, testou positivo para a covid-19. O medo de que as infecções se alastrassem levou ao fechamento de escolas e universidades.
O toque de recolher foi eficiente para conter o vírus, mas deixou em situação precária muitos que viviam com renda mínima.
À medida que se aproximava o dia do casamento de Darshana e Pawani, o bloqueio local foi suspenso durante as horas do dia, o que permitia que eles fizessem a cerimônia como queriam, embora sob rígidas regras para o distanciamento social.
Mas eles decidiram por outro plano.
Darshana, 30, dono de uma pequena loja de varejo, e Pawani, 25, assistente de laboratório de uma escola estatal, resolveram compartilhar a celebração com alguns de seus vizinhos mais pobres.
Depois de registrar o casamento com alguns parentes e amigos, o casal cortou o bolo antes de começar a trabalhar.
O noivo usava um terno azul-escuro de três peças, estilo ocidental, com gravata de marfim e flor na lapela, e a noiva usava um sari de renda branca e um enfeite de cabeça.
Ambos usavam máscaras enquanto entregavam sacolas plásticas com mercadorias para cada casa, algumas construídas com tábuas de madeira irregulares em um chão de barro.
Garotinhas e suas mães sorriram para a noiva enquanto ela distribuía tiaras coloridas de plástico. As famílias ofereceram ao casal bênçãos para uma vida conjugal feliz.
Crianças ganharam carrinhos de brinquedo, e o casal até ofereceu fatias de seu bolo.
Desde então, eles receberam uma série de telefonemas e visitas em casa e compras feitas por desconhecidos que os elogiaram por sua generosidade.
"Ao fazer isso, tivemos uma grande satisfação", disse Darshana.
"Quando você vê a felicidade no rosto dessas pessoas, especialmente as crianças... Você vê... Não tenho palavras para explicar essa felicidade."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.