Topo

Esse conteúdo é antigo

Metrô de Nova York vai usar luz ultravioleta para combater o coronavírus

6.mai.2020 - Contra a disseminação do novo coronavírus, funcionária limpa vagão do metrô em Nova York, nos Estados Unidos - Lev Radin/Anadolu Agency via Getty Images
6.mai.2020 - Contra a disseminação do novo coronavírus, funcionária limpa vagão do metrô em Nova York, nos Estados Unidos Imagem: Lev Radin/Anadolu Agency via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/05/2020 16h52

O Departamento de Trânsito de Nova York anunciou ontem um programa piloto usando lâmpadas ultravioletas para matar o coronavírus.

O UVC, que é um dos três tipos de luz no espectro ultravioleta (UV), pode eliminar a covid-19, além de ser potente contra outros vírus e bactérias, disse a PURO Lighting, fabricante de lâmpadas UV.

Então, as autoridades de transporte de Nova York decidiram comprar "150 dispositivos móveis" para um teste inicial.

A primeira fase está programada para ser lançada em metrôs, ônibus e nas instalações de transporte público já na próxima semana. Se bem-sucedido, o programa será expandido para trens.

As lâmpadas serão usadas durante o desligamento noturno nos trens do metrô e nos períodos em que a circulação de passageiros estiver interrompida.

O diretor do Centro de Pesquisa Radiológica da Universidade de Columbia, David Brenner, vai acompanhar a pesquisa para determinar a eficiência das lâmpadas.