Topo

Esse conteúdo é antigo

Bares e restaurantes poderão reabrir com restrições em boa parte da França

Franceses usando máscaras de proteção passam em frente a um restaurante na capital do país, Paris - Getty Images
Franceses usando máscaras de proteção passam em frente a um restaurante na capital do país, Paris Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/05/2020 15h40Atualizada em 28/05/2020 16h02

Bares e restaurantes poderão abrir a partir de 2 de junho na França, mas com restrições, informou hoje o primeiro-ministro Edouard Philippe.

Os estabelecimentos poderão reabrir completamente nas chamadas zonas verdes do país, enquanto nas zonas alaranjadas os clientes só poderão se sentar do lado de fora, em áreas abertas.

O mapa atualizado do governo francês considera zonas alaranjadas apenas as regiões de Ile de France, Mayotte e Guiana; todo o restante do país, incluindo a capital Paris, está na zona verde.

"Este setor [de bares e restaurantes] é essencial para a nossa economia, para o nosso emprego, e faz parte do nosso modo de vida", disse Philippe.

Mesmo nas zonas verdes, a reabertura dos restaurantes deve seguir algumas regras de segurança: máximo de 10 pessoas por mesa, distância de um metro entre mesas e máscaras de proteção obrigatórias para funcionários.

Clientes devem se manter sentados a maior parte do tempo, evitar circulação e, quando precisarem se locomover, devem usar máscaras.

O fechamento de bares e restaurantes começou a valer na França há pouco mais de dois meses, em 14 de março.