Topo

Esse conteúdo é antigo

Adam Rapoport, editor da Bon Appétit, pede demissão após foto racista

Adam Rapoport pediu demissão após foto com "blackface"  - Reprodução / Instagram
Adam Rapoport pediu demissão após foto com "blackface" Imagem: Reprodução / Instagram

Ismail Shakil e Subrat Patnaik

Da Reuters, em Bengaluru

09/06/2020 16h15

O editor-chefe da revista Bon Appétit, Adam Rapoport, pediu demissão ontem depois que uma foto dele com rosto marrom de 16 anos atrás surgiu na internet e atraiu críticas duras, juntamente com uma reivindicação de pagamento discriminatório na revista de alimentos norte-americana por uma editora da equipe.

A foto, originalmente publicada na conta do Instagram da esposa de Rapoport, Simone Shubuck, em 2013, mostrou-o com maquiagem marrom, de acordo com vários relatos da mídia. A conta de Simone no Instagram depois tornou-se privada.

"De um traje de Halloween extremamente mal concebido, 16 anos atrás, aos meus pontos cegos como editor, eu não defendi uma visão inclusiva", disse Rapoport em postagem no Instagram.

A demissão ocorre num momento em que redações nos Estados Unidos analisam seus antecedentes sobre diversidade, inclusão e sensibilidade e questões enfrentadas por negros em meio a protestos generalizados em todo o país após o assassinato policial de George Floyd, em 25 de maio.

Reagindo à imagem, a editora do Bon Appétit Sohla El-Waylly foi ao Instagram ontem e pediu que Rapoport deixasse o cargo, dizendo também que apenas editores brancos são pagos por aparições em vídeo.

"Fui colocada no vídeo como uma demonstração de diversidade", escreveu El-Waylly, que ingressou na Bon Appétit há menos de um ano e é participante regular da série de vídeos BA Test Kitchen. "Nenhuma das pessoas negras foi compensada pelas aparições."