Estátua de traficante de escravos é retirada de rio na Inglaterra
O governo da cidade de Bristol, na Inglaterra, retirou hoje do rio Avon a estátua do traficante de escravos, Edward Colston. Ela havia sido arrancada da rua e jogada no porto da cidade por manifestantes contra o racismo no último domingo (7).
As autoridades locais disseram que, por ora, a estátua será levada para um "lugar seguro" e depois passará a fazer parte da coleção de obras do museu regional.
Outras cidades do Reino Unido anunciaram que estão considerando retirar outras estátuas para "minimizar o risco de qualquer desordem pública".
As cidades de Bournemouth, Christchurch e Poole Council repensam a presença de estátuas de Robert Baden-Powell, um oficial do exército britânico que fundou o escoteirismo e é acusado de racismo e homofobia.
Em um primeiro comunicado, as cidades disseram que as estátuas dele seriam retiradas ainda hoje, mas segundo o portal Sky News, as autoridades voltaram atrás. A remoção da estátua de Baden-Powell seria apenas temporária.
A derrubada da estátua de Colston gerou um novo movimento que pede a retirada de monumentos que homenageiem homens que apoiaram a escravidão ou a colonização dos povos originários e negros.
Essa ideia chegou ao Brasil, e agora historiadores, cidadãos e autoridades discutem o que fazer com estátuas como a de Borba Gato, em São Paulo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.