PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Esse conteúdo é antigo

Estátua de Jefferson Davis, presidente confederado, é derrubada nos EUA

Estátua de Jefferson Davis é derrubada em Virginia, nos Estados Unidos - Reprodução/Twitter
Estátua de Jefferson Davis é derrubada em Virginia, nos Estados Unidos Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

11/06/2020 07h25Atualizada em 11/06/2020 10h14

Manifestantes derrubaram ontem em Richmond, na Virgínia, uma estátua de Jefferson Davis, presidente dos Estados Confederados da América durante a Guerra Civil Americana. A estátua na antiga capital da Confederação foi derrubada pouco antes das 23h (local).

A polícia de Richmond estava no local, e vídeos nas redes sociais mostraram o monumento sendo rebocado enquanto uma multidão aplaudia.

A derrubada da estátua ocorre na esteira dos protestos pela morte de George Floyd, depois que um policial branco ajoelhou sobre seu pescoço durante quase nove minutos em Minneapolis, no dia 25 de maio. O caso ressuscitou a questão da brutalidade policial contra afro-americanos.

Ações parecidas com símbolos confederados ocorreram em todo o país. Algumas pessoas dizem que os tributos glorificam inapropriadamente as pessoas que lideraram uma rebelião que buscava defender a escravidão. Outros dizem que sua remoção equivale a apagar a história.

O governador da Virgínia, Ralph Northam, ordenou na semana passada a remoção de uma estátua icônica do general confederado Robert E. Lee, que fica a quatro quarteirões de distância de onde estava a estátua de Davis.

Na segunda-feira, um juiz emitiu uma liminar impedindo as autoridades de remover os monumentos pelos próximos 10 dias.

Guerra Civil

A Confederação reuniu 11 estados do sul que se separaram dos Estados Unidos entre 1861 e 1865 porque defendiam um modelo econômico baseado na escravidão, ao contrário do que defendiam os estados do norte. A batalha entre eles deu origem à Guerra Civil americana.

Os combates entre o norte e o sul deixaram 620 mil soldados mortos e destruíram a infraestrutura do sul do país. Com a Confederação derrotada, a escravidão foi abolida e os Estados Unidos voltaram a ser um só país.

*Com informações da AP

Internacional