PUBLICIDADE
Topo

Para principal infectologista dos EUA, estados estão reabrindo cedo demais

Anthony Fauci, especialista em doenças infecciosas - Reprodução/CNN
Anthony Fauci, especialista em doenças infecciosas Imagem: Reprodução/CNN

Do UOL, em São Paulo

26/06/2020 16h13

Apesar do otimismo que vem sendo divulgado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a respeito do combate à pandemia do novo coronavírus, Anthony Fauci, principal especialista em doenças infecciosas do país, disse hoje que talvez seja hora de "recuar alguns metros" para pensar nas diretrizes sobre a reabertura pós quarentena.

De acordo com a CNN, durante entrevista coletiva realizada na Casa Branca, Fauci afirmou que alguns estados podem estar reabrindo "cedo demais".

"Acho que não há tempo suficiente, o dia todo, para tentar analisar e descobrir os elementos multifacetados que entraram nisso", disse Fauci. "Tudo, desde talvez abrir um pouco cedo demais até abrir no momento certo, mas não seguindo as etapas de maneira ordenada, ou realmente tentando seguir as etapas de maneira ordenada."

"Quando apresentamos as diretrizes para reabrir o país com segurança, temos que ter certeza de que recuamos um pouco [nas diretrizes] e pensamos sobre isso. Que isso faz parte de um processo em que podemos fazer parte da solução ou do problema", defendeu.

Para o especialista, os EUA precisam começar a considerar "inundar o sistema com testes" frente aos novos dados do CDC (sigla para Centros de Controle e Prevenção de Doenças), principal entidade de saúde no país: para cada pessoa infectada com a covid-19, mais dez não são diagnosticadas no país.

Estados revertem planos de abertura

Os governadores da Flórida e do Texas recuaram em algumas das medidas adotadas para a reabertura, diz a CNN, à medida que aumenta o número de infecções por coronavírus.

Além disso, os governadores do Arizona, Arkansas, Delaware, Idaho, Louisiana, Maine, Nevada, Novo México e Carolina do Norte anunciaram que não avançarão para a próxima fase de reabertura.

Coronavírus