Topo

Esse conteúdo é antigo

Reino Unido amplia acesso para 250 milhões de doses de potenciais vacinas

Acordo com a GlaxoSmithKline e a Sanofi Pasteur garante 60 milhões de doses de potencial vacina ao Reino Unido - iStock
Acordo com a GlaxoSmithKline e a Sanofi Pasteur garante 60 milhões de doses de potencial vacina ao Reino Unido Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo*

29/07/2020 08h45

O Reino Unido anunciou hoje a assinatura de um acordo com a GlaxoSmithKline e a Sanofi Pasteur para 60 milhões de doses de uma potencial vacina contra o coronavírus. Este é o quarto contrato assinado pelo governo britânico, que assim ampliou o acesso a 250 milhões de doses combinadas em caso de aprovação de diferentes candidatas.

A perspectiva da vacina é baseada na tecnologia existente baseada em DNA usada para produzir a vacina sazonal da Sanofi contra a gripe. A expectativa é que ela possa ser lançada no primeiro semestre de 2021.

O governo disse que, se a vacina for bem-sucedida, grupos prioritários, como profissionais de saúde e assistência social, poderão receber as primeiras doses já no primeiro semestre do próximo ano.

Os estudos clínicos em humanos da vacina começarão em setembro, seguidos por um estudo de fase 3 em dezembro.

Na semana passada, a Grã-Bretanha fechou contrato para 30 milhões de doses de uma vacina experimental da BioNTech/Pfizer, e um princípio de acordo para 60 milhões de doses da dose potencial de Valneva.

Isso se seguiu a um pacto previamente anunciado com a AstraZeneca para 100 milhões de doses de sua potencial vacina, sendo desenvolvido em parceria com a Universidade de Oxford.

*Com informações das agências AP e Reuters.