Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa nomeia dom Odilo Scherer e seis mulheres para conselho do Vaticano

Natural de Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, Dom Odilo (ao centro) exerce o posto de arcebispo de São Paulo desde 2007 - Cris Faga/NurPhoto via Getty Images
Natural de Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, Dom Odilo (ao centro) exerce o posto de arcebispo de São Paulo desde 2007 Imagem: Cris Faga/NurPhoto via Getty Images

Do UOL, em São Paulo *

07/08/2020 11h09

O papa Francisco nomeou ontem o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, para o Conselho de Economia do Vaticano, que supervisiona as atividades administrativas e financeiras da Santa Sé.

Natural de Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, Dom Odilo exerce o posto de arcebispo de São Paulo desde 2007, quando substituiu o frade franciscano Dom Cláudio Hummes.

Dos 15 membros do conselho, 13 foram nomeados ontem. Apenas o coordenador do grupo, o cardeal Reinhard Marx, arcebispo de Munique e Freising (Alemanha), e o cardeal Wilfrid Foix Napier, arcebispo de Durban (África do Sul), foram mantidos.

Dos 13 novos membros do órgão, seis são mulheres, sendo duas espanholas, duas britânicas e duas alemãs. É a primeira vez que o Vaticano nomeia mulheres para o conselho.

Criado pelo papa Francisco em 2014, o Conselho de Economia é composto por sete especialistas laicos, ou seja, não ligadas a hierarquia da Igreja Católica, e oito cardeais ou bispos.

Dos sete especialistas nomeados, apenas um é homem: o economista italiano Alberto Minali. Todos os outros seis são mulheres, sendo elas:

  1. María Concepción Garaicoechea, presidente do conselho de administração da empresa espanhola Azora
  2. Eva Castillo Sanz, jurista e economista
  3. Charlotte Kreuter-Kirchhof, professora de direito da Universidade de Dusseldorf, na Alemanha
  4. Marija Kolak, presidente da BVR (Associação Nacional dos Bancos Populares Alemães, na sigla em português)
  5. Ruth Mary Kelly, ex-secretária de Educação do Reino Unido
  6. Lesile Jane Ferrar, ex-tesoureira do príncipe Charles, de Gales

Entre os cardeais e bispos nomeados, além de Dom Odilo, passarão a integrar o conselho Péter Erdo, arcebispo de Eztergom-Budapest (Hungria); Gérald Cyprien Lacroix, arcebispo de Quebec (Canadá); Joseph William Tobin, arcebispo de Newark (Estados Unidos); Anders Arborelius, bispo de Estocolmo (Suécia); e Giuseppe Petrocchi, arcebispo de Aquila (Itália).

* Com informações da AFP e da Ansa, no Vaticano