EUA: falsa agência do governo intimida lojas que exigem máscara, diz site
Um grupo de pessoas na Califórnia está se passando por agentes federais e intimidando funcionários de lojas que exigem o uso de máscaras. As informações são do Buzzfeed News.
Uma mulher que se identificou como Lenka Koloma e alegou ser fundadora da Freedom To Breathe Agency (Agência Liberdade para Respirar em uma tradução livre do inglês) disse não era obrigada a usar máscara enquanto importunava os clientes.
Segundo a gerente da loja, Liz Chavez, Koloma afirmou que ela e seus companheiros que filmavam toda a ação estavam "garantindo que os direitos constitucionais das pessoas e as leis civis e federais não fossem violados".
"O pedaço de papel que eles me deram basicamente me dizia que eu poderia ir para a prisão por até 3 a 5 anos e poderia ser multada em até 10 mil dólares por dizer a eles para usarem uma máscara se eu não fosse médica", contou Chavez.
O Departamento de Justiçados Estados Unidos já alertou que a Freedom To Breathe Agency não é uma agência oficial do governo.
Anteriormente, o grupo estava distribuindo cartões de "isenção de máscara facial" para que as pessoas não usassem a proteção. Segundo a Freedom To Breathe Agency, a isenção estaria amparada na "Lei dos Americanos com Deficiência", com um erro ortográfico. A lei na verdade se chama Lei dos Americanos com Deficiências e não isenta o uso de máscara.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.