Naufrágio na costa da Líbia mata 45 migrantes, incluindo cinco crianças
Quarenta e cinco pessoas em migração, incluindo cinco crianças, morreram anteontem em um naufrágio na costa da Líbia, no norte da África. A informação foi divulgada hoje pelo Acnur, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
Cerca de 80 pessoas — oriundas de países como Senegal, Mali, Chade e Gana — estavam na embarcação no mar Mediterrâneo. O barco teria afundado perto da cidade de Zuwarah após a explosão de um motor.
Relatos da agência da ONU apontam para 37 pessoas resgatadas com vida, graças à ação de pescadores locais. No desembarque, elas foram detidas.
Dados da Acnur informam que, neste ano, mais de 17 mil pessoas saíram da África e atravessaram o Mediterrâneo de barco com destino à Europa — um número três vezes maior ao registrado até 2019. Elas partem de países como Líbia e Tunísia e desembarcam principalmente na Itália e em Malta.
Em 2020, segundo dados da ONU, pelo menos 302 imigrantes morreram no percurso. A agência admite que "o número atual estimado de fatalidades é provavelmente muito maior".
Em nota, a Acnur e a OIM (Organização Internacional para Migração) pediram "uma revisão da abordagem dos Estados à situação após este último trágico incidente no Mediterrâneo". "Há uma necessidade urgente de fortalecer a capacidade atual de busca e resgate para responder aos pedidos de socorro", comunicou a agência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.