Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump compara policiais que atiram em civis a golfistas que 'engasgam'

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retorna à Casa Branca após passar o fim de semana em Bedminster, Nova Jersey - Olivier Douliery/AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retorna à Casa Branca após passar o fim de semana em Bedminster, Nova Jersey Imagem: Olivier Douliery/AFP

Do UOL, em São Paulo

01/09/2020 11h53

O presidente Donald Trump comparou na noite de ontem policiais que atiram em civis e usam força excessiva a golfistas que "engasgam" nos campeonatos.

"Eles engasgam. Assim como em um torneio de golfe, eles perdem uma tacada de 90 cm", disse Trump em uma entrevista à Fox News.

Trump prosseguiu: "você poderia ser um policial por 15 anos e de repente é confrontado. Você tem um quarto de segundo para tomar uma decisão. Se você não tomar a decisão - e você está errado - você está morto. As pessoas engasgam nessas circunstâncias e tomam uma decisão errada".

O presidente falou diretamente sobre o caso de Jacob Blake, um homem negro que recebeu sete tiros pelas costas disparados por policiais brancos. "Atirando no cara, atirando no cara pelas costas muitas vezes, quero dizer, você não poderia ter feito algo diferente?", questionou.

Desde que Blake foi baleado, no dia 24 de agosto, em Kenosha, Wisconsin, a cidade tem vivenciado protestos que pedem o fim do racismo.

Trump visita hoje a cidade. Ele já anunciou que não conversará com a família de Blake, mas vai falar com autoridades policiais sobre os danos às propriedades na cidade.

Tanto o prefeito de Kenosha, John Antaramian, quanto o governador de Wisconsin, Tony Evers, pediram que Trump não fosse à cidade.