Topo

Esse conteúdo é antigo

Garoto de 14 anos dirige carro para salvar família de incêndio nos EUA

Ruben Navarette assumiu a direção para ajudar família a evacuar casa durante incêndio florestal nos EUA -  Frederic J. Brown / AFP
Ruben Navarette assumiu a direção para ajudar família a evacuar casa durante incêndio florestal nos EUA Imagem: Frederic J. Brown / AFP

Do UOL, em São Paulo

11/09/2020 15h59

Os incêndios florestais que vem causando destruição e ao menos 23 mortes nos Estados Unidos fizeram um garoto de 14 anos aprender a dirigir em apenas dois dias, como medida de emergência. E Ruben Navarrete de fato pegou no volante.

A família de Ruben viu os focos crescerem próximo à casa em que moram, em Fresno County, e resolveram ensinar o jovem a dirigir, caso fosse necessário. O local já teve 176 mil acres queimados, de acordo com as autoridades.

Ruben vive com tio, tia, três primos e o irmão. Na segunda-feira (7), eles foram obrigados a evacuar a residência. Seu tio pegou um caminhão, a tia, um carro e ele foi em um terceiro, com o irmão.

"Dirigir em meio às chamas foi tipo um videogame", Ruben contou à AFP. "Eu fiquei bem nervoso, assustado".

incêndios - Kent Nishimura / Los Angeles Times via Getty Images - Kent Nishimura / Los Angeles Times via Getty Images
Incêndios estão devastando florestas na Califórnia
Imagem: Kent Nishimura / Los Angeles Times via Getty Images

O jovem conta que só depois de dirigir 30 km para longe da casa da família se sentiu mais calmo. Eles se hospedaram em um hotel, com ajuda da Cruz Vermelha — mais de 1,200 quartos foram preparados pela organização para receber pessoas que deixaram suas casas.

"Foi bem assustador para gente, ele só tinha dirigido em nosso quarteirão", disse a tia, Jamie Smith. Eles ainda não tem notícias do desfecho da história — além da casa, tiveram de deixar dois cães para trás.

Os incêndios deixaram cidades com céu alaranjado nos EUA, como San Francisco.