Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito de Ciudad del Este quer reabertura total da Ponte da Amizade

Via entre Brasil e Paraguai foi fechada em março - STRINGER
Via entre Brasil e Paraguai foi fechada em março Imagem: STRINGER

Do UOL, em São Paulo

18/09/2020 16h05

O prefeito da cidade paraguaia de Ciudad del Este, Miguel Prieto Vallejos, defendeu hoje a reabertura total da Ponte da Amizade, que cruza o rio Paraná para conectar o município a Foz do Iguaçu, no Paraná.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a via foi fechada em março. No momento, a previsão é de uma reabertura em 26 de setembro.

A retomada do fluxo, no entanto, deve acontecer de forma gradual, em etapas elaboradas com a ajuda de empresários de Ciudad del Este e Foz do Iguaçu.

Em uma primeira etapa, apenas 600 veículos registrados nas duas cidades. Na segunda etapa, o número sobre para 1000 veículos. Depois, para 1,5 mil veículos sem restrição de origem. Por fim, a circulação é livre.

No entanto, segundo o prefeito de Ciudad del Este, a reabertura ampla é necessária para reaquecer a economia. Autoridades locais estimam que 75 mil pessoas perderam o emprego desde o início da pandemia.

"Se queremos reativar a economia e garantir que essas 75 mil pessoas que perderam seus vencimentos comecem novamente a sobreviver ou a reviver, temos que abrir completamente a Ponte da Amizade", disse Prieto, segundo o jornal ABC.