Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden diz que debate não deve ocorrer se Trump ainda estiver com covid

Joe Biden se empenhou em demonstrar que pode suportar pressão - Reuters
Joe Biden se empenhou em demonstrar que pode suportar pressão Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo*

06/10/2020 23h26

O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, disse hoje que o próximo debate, marcado para 15 de outubro, em Miami, não deve ocorrer se o presidente Donald Trump ainda estiver infectado pelo coronavírus.

"Se ele ainda tiver covid, não deveríamos ter um debate", disse Biden a repórteres que viajam com ele.

Trump anunciou que testou positivo para covid-19 na última sexta-feira, em mensagem publicada em redes sociais. A mulher, a primeira-dama Melania Trump, também está com a doença. Ele foi transferido para o hospital militar Walter Reed, em Maryland, um dia depois. Recebeu alta no início da noite de hoje.

Biden, que esteve com o presidente Donald Trump na última terça-feira (29) durante o debate para a eleição presidencial de 3 de novembro, também teve resultados negativos em dois exames feitos na sexta-feira (02).

Mais cedo, Trump já havia confirmado que pretende participar do debate com o candidato democrata Joe Biden, apesar de sua recuperação da covid-19. "Estou desejando o debate da noite de 15 de outubro, em Miami. Será incrível", escreveu o chefe de governo, em mensagem postada no Twitter.

Questionado anteriormente por repórteres, Biden disse que irá debater com Donald Trump apenas se especialistas dizerem que é seguro.

Amanhã, será realizado o único debate entre os candidatos a vice-presidente dos Estados Unidos: participam a senadora democrata Kamala Harris, vice de Joe Biden, e o republicano Mike Pence, vice de Donald Trump. O encontro será transmitido pelo portal UOL em parceria com o BandNews TV.

Trump recebe alta

Trump recebeu alta ontem à noite e deixou a unidade a pé e caminhou até um carro que o esperava em frente ao hospital Walter Reed, em Maryland, para onde havia sido levado. Ele acenou a apoiadores antes de entrar no veículo. O carro seguiu até o helicóptero oficial da presidência, estacionado um pouco à frente da saída, onde Trump embarcou rumo a Casa Branca.

Em vídeo publicado no Twitter, Trump que disse novamente para as pessoas não terem medo do coronavírus.

"Aprendi muita coisa sobre o coronavírus. Não deixe ele te dominar, não tenha medo dele. Temos os melhores equipamentos hospitalares, a melhor medicina", disse, no vídeo. "Dois dias atrás eu já me sentia muito bem. Eu sei que existe um risco, um perigo, mas não deixa te dominar. A vacina virá em breve."

Ao chegar à Casa Branca, vindo do hospital, Trump foi flagrado pelas câmeras retirando a máscara.

*Com informações de Trevor Hunnicutt, da Reuters, em Hagerstown (EUA)