Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem com Síndrome de Down morre aos 78; expectativa era de 12 anos de vida

Robin Smith estabeleceu recorde de pessoa mais velha viva no Reino Unido com Síndrome de Down - Reprodução/YouTube
Robin Smith estabeleceu recorde de pessoa mais velha viva no Reino Unido com Síndrome de Down Imagem: Reprodução/YouTube

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/10/2020 16h41

O homem mais velho do Reino Unido com Síndrome de Down morreu recentemente aos 78 anos. A expectativa de vida de Robin Smith, de Northamptonshire, na Inglaterra, era de apenas 12 anos.

O idoso estabeleceu o recorde de pessoa mais velha viva no Reino Unido com Síndrome de Down no dia 9 de outubro do ano passado, quando completou 78 anos. Em 27 de setembro, dias antes de completar 79, Smith faleceu.

Atualmente a expetativa de vida para pessoas portadoras da síndrome é de 50 anos, mas em 1941, ano de nascimento de Robin Smith, era muito menor, disse um porta-voz da Associação de Síndrome de Down da Grã-Bretanha.

"Graças aos avanços médicos e ao cuidado e amor das pessoas ao seu redor, a expectativa de vida média para pessoas com Síndrome de Down agora é entre 50 e 60 anos, com um pequeno número de pessoas vivendo até os setenta ou mais", contou.

Amigos e familiares o descreveram como uma pessoa de "bela alma", que adorava dançar, praticar ioga e que tinha uma risada inesquecível.

Billy Fulcher, cuidador que esteve com Smith na casa de saúde em que viveu seus últimos anos de vida, deu uma declaração emocionada ao Mirror. "Robin era uma lenda. Fiquei muito feliz por trabalhar com uma pessoa tão atenciosa e especial".