Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA: Em meio a recordes, agência diz que máscara beneficia também quem usa

Homem usa máscara com as cores da bandeira dos Estados Unidos - Alexi Rosenfeld/Getty Images
Homem usa máscara com as cores da bandeira dos Estados Unidos Imagem: Alexi Rosenfeld/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/11/2020 10h24

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) mudou o tom da recomendação em relação ao uso de máscaras como forma de evitar a disseminação do novo coronavírus, dizendo que os benefícios da proteção se estendem ao usuário. Antes, a agência argumentava que a máscara protegia apenas quem estava ao redor.

A nova declaração, contida em um documento publicado ontem, ocorre em um momento de nova escalada da covid-19 nos Estados Unidos. Ontem, o país registrou mais de 200 mil novos casos em 24 horas e atingiu o recorde de 61.964 pessoas hospitalizadas com a doença.

"Dados experimentais e epidemiológicos sustentam o uso de máscara da comunidade para reduzir a disseminação do vírus. O benefício individual aumenta com o aumento do uso de máscaras pela comunidade", diz o documento.

Anteriormente, a CDC dizia que o uso de máscaras poderia impedir que uma pessoa infectada espalhe o vírus para outras pessoas, mas não mencionava benefícios individuais.

No novo documento, a agência ainda citou casos reais que comprovam os efeitos positivos do uso da máscara, como a de dois cabeleireiros que apresentavam sintomas e não transmitiram a doença a nenhum dos 67 clientes que usaram proteção quando atendidos.

No último mês, a CDC já havia emitido de uma "forte recomendação" para que passageiros e funcionários em aviões, trens, metrôs, ônibus, táxis e veículos de carona compartilhada utilizem máscaras para prevenir a propagação da covid-19.

As mudanças de diretrizes em relação ao uso de máscaras ocorrem em meio aos primeiros sinais enviados pelo presidente eleito, Joe Biden, de que o controle da pandemia será uma das prioridades em sua administração.

Derrotado nas eleições, o atual presidente Donald Trump se mostrou contrário ao uso de máscaras no início da pandemia e, mesmo quando passou a usar a proteção ocasionalmente, evitou passar mensagens claras de recomendação.

Especialistas dizem que o uso de máscara reduz a disseminação do novo coronavírus e o risco de uma pessoa contrair a doença.