Topo

Esse conteúdo é antigo

Estados Unidos batem recorde de hospitalizações por covid-19

Homem usa máscara; ao todo, 61.964 pessoas estão internadas com covid-19 nos Estados Unidos - Alexi Rosenfeld/Getty Images
Homem usa máscara; ao todo, 61.964 pessoas estão internadas com covid-19 nos Estados Unidos Imagem: Alexi Rosenfeld/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/11/2020 07h36

Os Estados Unidos atingiram um número recorde de hospitalizações por novo coronavírus ontem e ultrapassaram 1 milhão de novos casos confirmados apenas nos primeiros 10 dias de novembro, em meio a um aumento nacional de infecções que não mostra sinais de desaceleração. Ao todo, 61.964 pessoas estão internadas com covid-19 no país, um recorde desde o início da pandemia.

A nova onda parece maior e mais disseminada do que as ondas que aconteceram na primavera e verão do país - e ameaça ser pior. Mas os especialistas dizem que também há razões para pensar que o país está mais apto a lidar com o vírus desta vez.

"Definitivamente, estamos em um lugar melhor no que diz respeito a ferramentas e conhecimentos médicos aprimorados", disse William Hanage, pesquisador de doenças infecciosas da Universidade de Harvard.

As infecções recentemente confirmadas nos Estados Unidos atingiram níveis mais altos de mais de 100 mil por dia, elevando o total para mais de 10 milhões e ultrapassando 1 milhão desde o Halloween. Atualmente, são 61.964 pessoas internadas, de acordo com o Projeto de Rastreamento Covid.

Vários estados postaram registros ontem, incluindo mais de 12.600 novos casos em Illinois, 10.800 no Texas e 7.000 em Wisconsin.

As mortes - um indicador defasado, pois leva tempo para as pessoas adoecerem e morrerem - estão subindo novamente, chegando a uma média de mais de 930 por dia.

Hospitais estão enchendo. E, ao contrário dos surtos anteriores, este não se limita a uma ou duas regiões.

"O vírus está se espalhando de uma forma amplamente descontrolada na grande maioria do país", disse o Dr. William Schaffner, especialista em doenças infecciosas da Universidade Vanderbilt.

Mais de 200 mil casos em 24 horas

Segundo dados divulgados pela Universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos bateram também seu recorde de novos casos diários de covid-19, com 201.961.

O recorde se deve, em parte, à soma dos dados do fim de semana que não haviam sido contabilizados, mas reflete a tendência de alta registrada no país.

Os Estados Unidos contabilizam mais de 10 milhões de casos e cerca de 240 mil mortos, os maiores números do mundo.

Com informações das agências AP e AFP.