Topo

Esse conteúdo é antigo

Mãe e filho morrem de covid-19 na manhã do mesmo dia, na Inglaterra

Dorothy, de 79 anos, ao lado do filho Mark, de 53 - Reprodução/Facebook/Mark Wakefield
Dorothy, de 79 anos, ao lado do filho Mark, de 53 Imagem: Reprodução/Facebook/Mark Wakefield

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/11/2020 09h54

Uma família inglesa ficou devastada após uma mãe e o filho morrerem de coronavírus, com poucas horas de diferença, no sábado (7). A mãe, Dorothy Wakefield, de 79 anos, morreu às 4h da manhã, acometida por uma pneumonia potencializada pelo vírus. Sete horas depois, pouco antes das 11h, Mark não resistiu aos sintomas da doença, e, após uma semana em coma induzido, foi declarado morto no mesmo dia em que a mãe, aos 53 anos.

O pesadelo da família começou no mês passado, quando Mark — que ficava com Dorothy em tempo integral — de repente perdeu o sentido do paladar e do olfato. Os dois, que moravam ao lado um do outro na cidade de Stoke, foram levados de ambulância para o Hospital da Universidade Royal Stoke, onde um teste confirmou que ambos tinham Covid-19.

Emily Murrell, sobrinha de Mark e neta de Dorothy, contou ao jornal The Sun que os familiares contaminados pelo coronavírus nunca mais voltaram para a casa, depois que deram a entrada no hospital.

Dorothy até esteve perto de receber alta, mas a pneumonia potencializou os sintomas do coronavírus. Mark foi abalado pela falta de ar, causada pela doença.

Segundo Emily, ele só respirava por aparelhos e recebia alimentação intravenosa. Após uma piora no quadro de saúde, os médicos colocaram Mark em um coma induzido, porém, sem conseguir avanços, o declararam morto depois de uma semana.

Emily pede que as pessoas levem a pandemia a sério: "Muitas pessoas pensam que a covid não é real", insiste a mulher de 25 anos, que admite que amigos do tio eram céticos em relação à doença, até morte dele.

Em tributo a seus entes queridos, Emilly revelar acreditar que o tio e a avó ainda estejam juntos: "Não podemos acreditar que os dois se foram no espaço de algumas horas. Nosso único conforto é que os dois se foram juntos, então nunca ficarão separados."

Além de Emily, a dupla também deixa para trás a filha de Dorothy e a irmã de Mark, Amanda Murrell, de 54 anos, e a filha de 15 anos de Mark, Lily Sheldon. Uma página de financiamento coletivo foi criada pela família, que já arrecadou 4,6 mil libras (cerca de R$ 33 mil) em doações.