Família reencontra cão baleado por fazendeiro, após oito anos desaparecido
Uma família escocesa recebeu uma notícia muito feliz, mesmo que nada esperada, na terça-feira (17): o cachorro deles, Kavik, foi encontrado após oito anos desaparecido. O pai, Stevie Rodger, não perdeu tempo e logo no dia seguinte dirigiu 445 km até Birmingham, na Inglaterra, para buscar o pet, que ele pensava estar morto.
Kavik, filhote de um cruzamento de pastor alemão com malamute do Alasca, desapareceu após escapar da casa da família junto a seu irmão Konan, na cidade de Hamilton, em maio de 2012. A busca pelo par de cachorros, no entanto, se desenrolou de maneira trágica para a família. Konan foi encontrado morto próximo a um campo de ovelhas, baleado por um fazendeiro.
Kavik também sofreu um tiro, mas não estava mais no local. Apesar de vasculhar a área e oferecer uma grande recompensa pelo cão, que na época tinha 18 meses, a família não conseguiu encontrá-lo.
A esperança de se reencontrar com o pet já havia sido perdida pela família, até que um telefonema, vindo de uma organização de apoio a cães perdidos, reacendeu o "1% de fé". Segundo a Lost Dogs Scotland (Cães Perdidos da Escócia, em tradução livre), um cão com a mesma descrição de Kavik havia sido encontrado, e estava sendo mantido em um abrigo em Birmingham, a mais de 430 km de distância da casa da família.
"Sinceramente, não pude acreditar quando recebi a ligação dizendo que Kavik havia sido encontrado", disse Stevie, que, mesmo sem ter certeza que o cachorro encontrado era o dele, decidiu ir para a Inglaterra no dia seguinte.
"Passei a noite toda sentado olhando para a foto que me enviaram do cachorro, pensando 'com certeza não, simplesmente não pode ser ele'. Mas quando cheguei, soube imediatamente que era ele e comecei a chorar", relatou o gerente de eventos infantis, emocionado com o reencontro.
Os oito anos de distância, somados às rusgas de uma vida nas ruas, não foram um motivo para que Kavik se esquecesse de sua origem. "Ele veio correndo até mim e começou a me lamber como se tivesse me visto ontem. Foi uma reunião muito emocionante", disse Stevie.
O abrigo contou ao dono que Kavik foi encontrado em um estado subnutrido, procurando comida em uma loja de animais. Os funcionários do local, com pena dele, contataram o abrigo para que o recolhesse. Convencidos que Kavik realmente pertencia a Stevie, os cuidadores se despediram do animal, que embarcou na viagem de 4h30 até a antiga casa.
Chloe, filha de Stevie, admitiu que ficou "sem palavras" após ver Kavik mais uma vez. A garota de 14 anos disse: "Eu tinha apenas seis anos quando ele desapareceu e eu e meus amigos o procuramos por meses depois".
Sem esconder a felicidade, emocionada, ela acrescentou: "Agora são lágrimas de alegria. Estamos todos muito felizes por ele estar de volta ao lar, onde pertence".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.