Topo

Esse conteúdo é antigo

Única girafa branca do mundo é equipada com dispositivo de rastreamento

A única girafa branca conhecida no mundo foi equipada com um dispositivo de rastreamento GPS para ajudar a protegê-la de caçadores - Ishaqbini Community Conservancy via AP
A única girafa branca conhecida no mundo foi equipada com um dispositivo de rastreamento GPS para ajudar a protegê-la de caçadores Imagem: Ishaqbini Community Conservancy via AP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/11/2020 16h15

As girafas comuns costumam ter uma cor alaranjada e ter várias malhas pelo corpo. Porém, há uma especial, que tem a cor branca, é do sexo masculino e vive no Quênia. Ela é equipada com um dispositivo de rastreamento, a fim de ser protegida da ação de caçadores já que é a única girafa branca do mundo. A girafa-macho vive sozinha após sua companheira fêmea e o seu filhote terem sidos assassinados por caçadores ilegais em março deste ano.

Em release enviado à imprensa na última terça-feira, a Ishaqbini Hirola Community Conservancy disse que o GPS, preso a um dos chifres do animal, dá atualizações de hora em hora da localização dele. Os guardas florestais poderão monitorar os movimentos da girafa na área de conservação de Garissa, no leste do Quênia.

Ahmed Noor, gerente da instituição, declarou, em entrevista à CNN Internacional, que o local onde a girafa está localizada privilegia a qualidade de vida: "A área de pastagem da girafa foi abençoada com boas chuvas no passado recente e a vegetação abundante é um bom presságio para o futuro do macho branco".

O que faz com que a girafa tenha cor branca é um traço genético raro chamado de leucismo, que resulta na perda parcial da pigmentação do animal e facilita a localização para os caçadores ilegais na savana árida. Diferentemente do albinismo, bichos com leucismo ainda continuam a produzir um pigmento escuro em tecidos moles, como no caso dos olhos.