PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Canadá põe aviso em estradas: 'Não deixe alces lamberem seu carro'; entenda

Textos de placas na estrada alertam motoristas para não deixar alces lamberem seus carros - Reprodução/Twitter/@_CLCampbell
Textos de placas na estrada alertam motoristas para não deixar alces lamberem seus carros Imagem: Reprodução/Twitter/@_CLCampbell

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/11/2020 10h35

As autoridades da cidade de Jasper, no Canadá, estão programando placas ao redor da cidade com uma instrução inusitada para os motoristas locais: "Não deixe alces lamberem seu carro".

A intenção da mensagem, apesar de cômica, é literal. As placas insistem que os motoristas mantenham distância dos alces para garantir que os animais não experimentem o sal — despejado nas estradas para derreter o gelo — que acaba cobrindo as laterais dos carros que passam pela cidade alpina.

Steve Young, porta-voz do Parque Nacional Jasper, explicou à CNN Internacional que os alces são obcecados por sal, por terem a necessidade de ingerir o mineral em seu organismo. Segundo ele, geralmente, os alces obtêm o sal nos lagos salgados do parque, "mas agora perceberam que também podem ingerir o sal que espirra nos carros".

Um usuário do Twitter flagrou um alce invadindo uma estrada para lamber um carro e postou uma foto na rede social:

Caso os alces continuem tendo acesso fácil ao sal dos carros, eles podem acabar perdendo o medo de se aproximar dos veículos, o que pode levar a acidentes perigosos na estrada. "Alces e carros não são uma boa combinação", disse Steve.

Logo, as placas servem para alertar os motoristas a não estacionarem os carros em locais com fácil acesso pelos alces, que têm aparecido em maior número na região ultimamente.

"A população de lobos está diminuindo, o que significa que há menos predadores e a população de alces está aumentando como consequência", disse Young. "Isso também significa que as pessoas precisam ser respeitosas e dar-lhes espaço", completou.

Internacional