Topo

Esse conteúdo é antigo

Cidade chamada Fucking mudará de nome após turistas fazerem fotos jocosas

A partir de 2021, cidade passa a se chamar Fugging para evitar visitantes engraçadinhos - Tobias Meier_Creative Commons
A partir de 2021, cidade passa a se chamar Fugging para evitar visitantes engraçadinhos Imagem: Tobias Meier_Creative Commons

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/11/2020 20h39

A pequena cidade austríaca de Fucking passará a se chamar Fugging a partir de 2021. A decisão foi comunicada pelo prefeito após a população enfrentar problemas com turistas que faziam fotos jocosas em frente às placas da cidade.

Com seus orgulhosos 106 habitantes, Fucking é uma cidade milenar. Data de 1070, quando seu nome era grafado Vucchingen. A grafia foi sendo alterada ao longo dos séculos, passando para Fuching em 1303 e Fughking in 1532, até chegar à grafia atual a partir do século 18. No entanto, em inglês, o nome faz referência a relações sexuais.

Fucking fica no distrito de Branau, no norte da Áustria. Durante os últimos anos, os moradores de Fucking — os fuckingers — têm passado por maus bocados. A cidade tem atraído grande número de turistas anglófonos que viajam até lá apenas para fazer fotos e vídeos engraçados nas placas de entrada do vilarejo.

Houve também casos de roubo da placa e até turistas fazendo sexo no local, tudo em prol de conseguir uma foto divertida e muitas curtidas nas redes sociais.

Em 2005, as placas foram soldadas e concretadas para evitar furtos. Em 2009, a cidade instalou câmeras de segurança para evitar que turistas fizessem sexo no local. Mas nenhuma das ações foi efetiva contra os viajantes engraçadinhos. A mudança de nome da cidade já foi até veiculada como fake news, em 2012. Agora, se tornará realidade a partir do ano que vem.

O conselho municipal decidiu que a cidade passará a se chamar Fugging, que em alemão tem quase a mesma sonoridade do nome anterior. O prefeito Andrea Holzner confirmou hoje a mudança de nome do vilarejo.

Fucking entrou para o mapa do turismo na Áustria durante a Segunda Guerra Mundial, quando soldados britânicos e americanos ficaram sabendo da cidade e viajaram até lá para fazer a piada pela primeira vez.