Topo

Esse conteúdo é antigo

Inglaterra: luzes de árvore de Natal pegam fogo e família fica desabrigada

Pais estavam colocando as crianças para dormir, quando filha de 6 anos percebeu fumaça nas escadas - Reprodução/Hull Daily Mail
Pais estavam colocando as crianças para dormir, quando filha de 6 anos percebeu fumaça nas escadas Imagem: Reprodução/Hull Daily Mail

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/12/2020 18h43

Uma família da cidade de Beverley, na Inglaterra, ficou desabrigada após as luzes da árvore de Natal causarem um incêndio no local. As crianças estavam sendo postas para dormir na noite da sexta-feira (11), quando a filha de seis anos percebeu que havia fumaça entrando no andar de cima da casa, pelas escadas. O Corpo de Bombeiros foi prontamente acionado e ninguém se feriu.

Sete pessoas moravam na casa, que foi declarada como inabitável após o incêndio. A família foi transferida hoje para uma acomodação do conselho de emergencial local.

"Os brinquedos, roupas, roupas de cama, TVs das crianças, tudo se foi", disse o pai, que não quis ser identificado, ao jornal Hull Daily Mail

A árvore de Natal estava posta na sala de estar da casa, onde a família assistia filmes festivos na noite do acidente. Os pais estavam no andar de cima dando banho nas crianças e colocando-as para dormir, quando a filha de 6 anos denunciou a fumaça subindo pela escada.

O pai revelou que pensou que a histeria da filha não passava de "uma criança sendo uma criança", mas logo o alarme de incêndio apitou e a família toda percebeu que ela não estava brincando.

"Corri para o andar de baixo e era como uma névoa enchendo a sala", disse ele. As chamas mal eram vistas devido à fumaça que se disseminava pela casa da família.

"Em um minuto, as escadas estavam pretas e meu coração simplesmente caiu. Comecei a gritar com minha família: 'A casa está pegando fogo, saiam, saiam'. Foi quando vi que a árvore estava acesa", relatou o pai.

As crianças já estavam a salvo na rua, quando o pai percebeu que os dois cachorros e dois gatos da família haviam sido esquecidos na casa em chamas. Então, ele e um vizinho correram de volta para salvar os animais — com sucesso.

O Serviço de Bombeiros e Resgate de Beverley foi acionado para socorrer o incêndio às 20h32 do horário local. Os oficiais de resgate levaram uma mangueira e dois conjuntos de aparelhos de respiração para lidar com as chamas.

Ninguém se feriu com as chamas, mas aparelhos domésticos e objetos pessoais foram danificados pelo fogo. Uma perícia confirmou que as luzes da árvore de Natal iniciaram o incêndio, e os policiais, temendo pela estrutura da casa, desabrigaram a família.

"Já passei por algumas situações assustadoras, mas isso me assustou profundamente", lamentou o pai, que ficou parado assistindo às ações dos bombeiros em meio ao apuro.

Uma página de financiamento coletivo foi criada por uma amiga do pai para ajudá-lo a reconstruir a vida da família neste período de Natal, e cerca de mil libras (R$: 6,8 mil) já foram arrecadadas em doações

O desastre há duas semanas do Natal não desanima o pai, que se considera "um lutador" e está determinado a dar o melhor fim de ano para os filhos, apesar de tudo.