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Companhia aérea lança iniciativa para que passageiros recusem refeições

Ideia da companhia aérea é reduzir o desperdício de alimentos por refeições não consumidas durante voos noturnos - Divulgação
Ideia da companhia aérea é reduzir o desperdício de alimentos por refeições não consumidas durante voos noturnos Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/12/2020 14h39

A Japan Airlines lançou uma nova iniciativa para combater o desperdício de alimentos em voos selecionados na Ásia. Chamada de "Escolha Ética", a proposta da companhia aérea consiste em perguntar aos passageiros se eles vão estar dormindo no momento de uma refeição para que a quantidade ideal de alimentos seja produzida e levada a bordo.

Os voos selecionados para o início do projeto são todos noturnos e têm apenas uma refeição programada. Mas, como parte dos passageiros prefere dormir ou levar comidas de casa, as refeições preparadas para eles estavam sendo desperdiçada.

Agora, esses viajantes podem optar por renunciar ao serviço de refeições com antecedência acessando o site da empresa ou ligando para a companhia aérea assim que confirmarem a reserva do voo, da mesma forma que podem solicitar uma refeição vegetariana com antecedência.

Um representante da companhia aérea fez questão de reforçar à CNN Internacional que a ideia da proposta não é reduzir custos, mas sim diminuir o desperdício. Inclusive, os passageiros que optarem por pular a refeição ganharão kits de amenidades como brinde.

A "Escolha Ética" foi implementada em caráter experimental em voos entre Bangkok e o aeroporto Haneda de Tóquio, no mês de novembro. Este trajeto demora cerca de 5 horas para ser concluído e boa parte dos passageiros dorme durante o voo, que decola às 22h40 no horário da Tailândia e pousa por volta das 5h40 no fuso horário japonês.

Devido à pandemia de coronavírus, relativamente poucas pessoas estão voando, o que oferece à companhia aérea a oportunidade de um lançamento gradual do projeto.

Além da opção de recusar o preparo de uma refeição, a Japan Airlines já havia eliminado os cardápios de papel dos voos, substituindo-os por iPads, em uma atitude em prol do meio ambiente.

A companhia aérea asiática também é protagonista de uma iniciativa de inclusão social nos ares. Em setembro deste ano, a Japan Airlines abandonou o tradicional "senhoras e senhores" nos anúncios a bordo para saudações com termos de gêneros neutros, como "atenção todos os passageiros."