Após mutação de coronavírus, Brasil também proíbe voos do Reino Unido
Com dias de atraso, o governo federal proibiu a entrada no Brasil de passageiros vindos do Reino Unido. A decisão, publicada na noite de ontem no Diário Oficial, se deve à nova mutação do novo coronavírus e passa a valer a partir de amanhã (25).
Fica suspensa, em caráter temporário, a autorização de embarque para a República Federativa do Brasil de viajante estrangeiro, procedente ou com passagem pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte nos últimos quatorze dias
Portaria assinada pelos ministérios da Saúde, Justiça e Casa Civil
A decisão ocorreu com dois dias de atraso em relação aos 40 países que fizeram o mesmo já no dia 21 em razão da nova cepa do vírus, considerada mais contagiosa. Ainda ontem, os britânicos anunciaram outra mutação, e estendeu o lockdow a novas regiões do país.
Isolamento social
A portaria impede ainda a autorização de embarque para o Brasil de viajante estrangeiro que tenha passado pelo Reino Unido nos últimos 14 dias. A estes, a exigência é quarentena:
O viajante (...) com origem ou histórico de passagem pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte nos últimos quatorze dias, ao ingressar no território brasileiro, deverá permanecer em quarentena por quatorze dias.
Portaria assinada pelos ministérios da Saúde, Justiça e Casa Civil
Outros estrangeiros
A portaria também restringe a entrada de estrangeiros de outras nacionalidades. A exigência é que o passageiro comprove, por meio de um teste realizado 72 horas antes do embarque, que não está contaminado.
Essa exigência, que valerá a partir do dia 30 de dezembro, também pede que o teste seja o de RT-PCR, o padrão-ouro, que identifica se o vírus permanece em atividade, transmitindo a doença.
Além disso, o teste deve ser feito em laboratório reconhecido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A exceção são as crianças menores de 12 anos acompanhados de responsáveis com seus testes em mãos.
O exame da criança só será exigido se ela estiver desacompanhada. Menores de dois anos não precisam mostrar o documento.
Entrada por rodovias
A partir de hoje, nenhum estrangeiro pode entrar no Brasil por rodovias ou por rios, diz a portaria. Só estarão liberados os paraguaios e moradores de cidades na fronteira, com exceção de venezuelanos.
Quem não cumprir as regras pode ser repatriado ou deportado imediatamente, ter inabilitado pedido de refúgio e mesmo passar por "responsabilização civil, administrativa e penal".
Também podem entrar no Brasil:
- Brasileiro naturalizado;
- Imigrante com residência definitiva (não vale para venezuelanos);
- Estrangeiro a serviço de organismo internacional;
- Estrangeiro que atue para o governo brasileiro;
- Estrangeiro cônjuge, companheiro, filho, pai ou curador de brasileiro (não vale para venezuelanos);
- Estrangeiro autorizado pelo governo por interesse público ou humanitário;
- Estrangeiro com Registro Nacional Migratório (não vale para venezuelanos);
- Trabalhadores de cargas, como motoristas
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.