Topo

Esse conteúdo é antigo

Funcionários pedem demissão após atitudes de Trump na invasão, diz TV

Robert O"Brien, assessor de segurança nacional de Trump, elogiou Pence por desobedecer Trump - Erik Simander/TT News Agency/AFP
Robert O'Brien, assessor de segurança nacional de Trump, elogiou Pence por desobedecer Trump Imagem: Erik Simander/TT News Agency/AFP

Colaboração para o UOL

07/01/2021 08h19

Funcionários da Casa Branca não gostaram da atitude do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, depois que uma multidão de apoiadores dele invadiram o Capitólio. Isso deve gerar uma onda de demissões no fim do governo de Trump, de acordo com informações da CNN americana.

Momentos antes da invasão, Trump havia insuflado seus apoiadores a se manifestarem contra a proclamação da vitória de Joe Biden, com um discurso em Washington. Após a invasão, o presidente pediu para os manifestantes serem pacíficos, mas insistiu na teoria, não comprovada, de que as eleições presidenciais dos Estados Unidos foram fraudadas.

As primeiras notícias de demissão atingiram o staff da primeira-dama, Melania Trump: a secretária de imprensa e chefe de Gabinete, Stephanie Grisham, publicou um comunicado informando sua saída e dizendo "ser uma honra" ter servido ao país. Depois, a secretária social, Anna Cristina Niceta, e a vice- secretária de imprensa, também deixaram seus postos, segundo a CNN.

Diversos outros membros do governo cogitam fazer o mesmo, como o conselheiro de segurança nacional, Robert O'Brien, e o vice-conselheiro de segurança nacional, Matt Pottinger, além do vice-chefe de gabinete, Chris Liddell.

O'Brien já chamou atenção ao defender o vice-presidente Mike Pence, que recebeu ordens de Trump para não proclamar a vitória de Biden no Congresso, mas não obedeceu.

"Acabei de falar com o vice-presidente Pence. Ele é um homem genuinamente bom e decente. Expôs coragem hoje como fez no Capitólio em 9 de novembro como congressista. Tenho orgulho de servir ao lado dele", disse O'Brien à CNN.