Pombo de corrida voa por 13 mil km e pode sofrer eutanásia na Austrália
Um pombo de corrida, que foi treinado para percorrer longas distâncias, superou uma marca impressionante, ao voar por 13 mil quilômetros, partindo dos Estados Unidos até a Austrália. Porém, agora, autoridades australianas ameaçam realizar uma eutanásia na ave, sob a justificativa de que ela seja "um risco de quarentena" e traga doenças para as espécies voadoras que vivem no país da Oceania.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, especialistas apontaram que o pássaro possivelmente pegou carona em algum navio de carga para cruzar o Oceano Pacífico. Ainda assim, após o percurso marítimo, o pombo voou até ficar exausto e aterrissou no quintal de Kevin Celli-Bird, um morador de Melbourne, no dia 26 de dezembro.
O pássaro estava até então desaparecido há três dias, sendo que a última vez em que foi visto foi em uma corrida de pombos no estado norte-americano de Oregon. Quando foi parar no jardim de Kevin, o animal foi notado por ele bebendo água em uma fonte e molhando suas penas.
Kevin então o alimentou com um biscoito seco, uma vez que percebeu que o pombo estava exausto. No dia seguinte, o visitante inesperado retornou ao local. "Eu saí [ao quintal] para dar uma olhada nele [no pombo] porque ele estava bastante fraco e não parecia ter medo de mim", disse o morador. "Eu vi que ele tinha uma faixa azul na perna."
Mais tarde, Kevin apelidou a ave de Joe, em referência a Joe Biden, presidente eleito dos Estados Unidos, porém, descobriu que Joe já tinha um dono registrado, um residente de Montgomery, no Alabama (EUA). Entretanto, o morador não conseguiu localizar o proprietário misterioso do pombo.
Ele acabou recebendo uma ligação do Serviço de Inspeção e Quarentena australiano — não foi informado como o serviço soube da presença da ave no local —, que alertou que o pássaro corre risco de eutanásia. Enquanto a decisão de sacrificar a ave não é confirmada, ele permanece ainda no quintal do guardião provisório. Vez ou outra, a ave se senta ao lado de outro pombo nativo da Austrália e recebe alimentos de Kevin.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.