Topo

Esse conteúdo é antigo

Dois leões e um gorila testam positivo para covid-19 em zoológico tcheco

Richard, um gorila do zoológico de Praga, na República Tcheca (Tchéquia), come vegerais após ser diagnosticado com o novo coronavírus - David W Cerny/Reuters
Richard, um gorila do zoológico de Praga, na República Tcheca (Tchéquia), come vegerais após ser diagnosticado com o novo coronavírus Imagem: David W Cerny/Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/02/2021 16h33

Um gorila e dois leões testaram positivo para a covid-19 no Zoológico de Praga, que está fechado ao público por conta das medidas de contenção ao coronavírus vigentes na República Tcheca.

Os casos positivos provavelmente foram transmitidos pela equipe do zoológico e mais animais serão testados, conforme anunciado por Miroslav Bobek, diretor do parque, no Facebook, em post divulgado pela Reuters.

"Os leões Jamvan e Suchi, e o gorila Richard deram positivo hoje. Seus sintomas têm sido leves até agora. Os leões estão resfriados e tossem. Richard está cansado e perdeu o apetite", relatou o diretor.

Os veterinários do Zoológico de Praga estão em contato com especialistas de outros zoológicos, que passaram por experiências semelhantes, enquanto cientistas analisam qual variante do coronavírus teria infectado os animais.

Um caso semelhante ao de Praga se passou no Zoológico de San Diego, nos EUA, em janeiro, quando um surto do vírus infectou oito gorilas. Os animais apresentaram tosse e cansaço, mas se recuperaram da covid-19.

A infecção dos animais do zoológico tcheco ocorre em meio a um aumento brusco dos casos do novo coronavírus, que elevou a taxa de infecções per capita do país a uma das mais altas do mundo.